Ser Universitario
 

Russell e 2 conselhos morais, éticos e intelectuais à humanidade.

Professora de Química

Artigo escrito por Cristiana de Barcellos Passinato

Data 20/10/2014

Russell e 2 conselhos morais, éticos e intelectuais à humanidade.



Acordar em uma segunda-feira, cedo e querendo correr para o trabalho e me deparar com tal vídeo, e em primeiro lugar tendo dificuldades de compartilhá-lo me levou a parar tudo e salvá-lo do facebook da página onde o encontrei e buscar publicá-lo no meu canal de Youtube para buscar outro meio mais eficaz de compartilhamento, para quem sabe poder, além de só compartilhá-lo discuti-lo, comentá-lo e tentar mobilizar mais pessoas a prestar atenção nele. Por que quero incentivar isso? Por um motivo muito simples, vivemos em uma sociedade cada dia mais intolerante. Por quê? Pelo próprio desgaste de nossa convivência intensa através da conectividade das redes sociais.


É muito interessante, nesses dias, sobretudo em nosso país de desgastantes discussões sobre nossos problemas políticos, sociais, econômicos e de mais diversas ordens vermos a intolerância ao diverso, ao que difere de opinião de nós. A tendência ao escárnio, deboche, à ofensa pessoal e a maculação do outro por conta, de tão somente discordar de minha opinião é tão grande que um meme corre pelos murais do facebook e timelines do twitter.


Trata-se de um chamado aos amigos para não desfazerem seus afetos por conta de campanhas políticas. Agora, cabe a pergunta: é amigo aquele que, por defender alguém que nem conhece, muitas vezes e ao menos esse alguém que nem conhece vai fazer, efetivamente algo pessoal para esse dito "amigo", radical, por sinal que acaba se afastando de você por defender uma ou outra linha política que seja partidária ou não que venha levar ao seu voto em X ou Y candidato? Em síntese, quero colocar que os conselhos de Russell caem como uma luva hoje e me fazem parar tudo para escrever o meu recado também. Para conviver nesse emaranhado de palavras, gritos de protesto desorganizado que está sendo hoje a nossa internet, é preciso TOLERÂNCIA e uma visão mais aberta de tudo.


Não é o que eu sempre acho que deve prevalecer. No que eu acredito, eu acredito e ninguém vai mudar, a não ser que tenha um argumento, uma prática, uma forma de vivência tão admiráveis que eu vá me convencer de mudar o que, por princípios acredite. Pode ser, às vezes acontece de mudarmos de opinião, é normal. Só não muda quem não evoluí, estagna e eu quero mudar sempre... A vida é um eterno aprendizado, mas sempre quero aprender a cada dia mais TOLERAR o meu semelhante e amá-lo sobretudo como a um irmão. Sim, é algo que a doutrina que sigo como religião (de re-ligação) me ensina, e é por isso que não condeno e amo cada dia mais ser da Igreja que pertenço, respeitando as outras denominações, pois o amor é o maior ensinamento que posso levar do Evangelho de cada dia que leio e tento contextualizá-lo.


De nada adianta estudar tanto como estudo, tentar ser uma mulher de Deus e chegar aqui e propagar o ódio, a intolerância por discordar do outro achincalhá-lo e abandoná-lo por tal fato. Ouçam Russell no vídeo e comentem o que pensam sobre tudo isso. Precisamos de mais tolerância!


Sobre Bertrand Russell http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertrand_Russell (Wikipedia).

-- Postado por Blogger no :: Meu olhar filosófico :: em 10/20/2014 07:36:00 AM
 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento


Cristiana de Barcellos Passinato

Cristiana de Barcellos Passinato - Professora de Química

Carioca, Professora Estadual SEEDUC-RJ, Especialista em Políticas Públicas e Projetos em Espaços Escolares, pela Faculdade de Educação da UFRJ e Mestranda em Ensino de Química UFRJ
Outras informações
Desde
44 artigo(s) escrito(s)
41400 acessos em artigos
Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato

Lista de artigos de Cristiana de Barcellos Passinato