Ser Universitario
 

Será o fim do educador?

Relações Interpessoais e Empresariais

Artigo escrito por André Vinícius da Silva

Data 20/10/2008

Há muito tempo venho atuando como professor. Desde 2001 tenho acompanhado o crescimento de meus alunos e a busca constante pelo aprendizado. Neste período o professor sempre teve um papel fundamental na educação do aluno. O conhecimento disciplinar sempre caminhou lado a lado com as experiências de vida compartilhadas em sala de aula. O diálogo sempre foi peça chave no desenvolvimento de um cidadão consciente e preparado para o mundo.

Mas o futuro talvez não prepare mais o cidadão. O ser humano vem sendo substituído pelos máquinas. Tudo isto começou a me preocupar quando observei uma propaganda sobre um sistema que ensinava a utilização de softwares através da interação de áudio e vídeo.

Por um momento admito que fiquei assustado. Talvez um pouco surpreso. Até ontem estava ensinando Windows, Word, Excel, Internet e Power Point e agora sou substituído por um software. Fui conferir de perto esta “novidade” e resolvi visitar uma escola que adotava este modo. Chegando lá observei que as pessoas estavam com fones nos ouvidos e uma gravação ia dizendo os passos a serem executados. Até que achei interessante, mas aí surgiram algumas dúvidas:

Cadê a rica interação do aluno com o professor? E se o aluno possui uma dúvida específica e fora daquele script programado pelo software? E neste momento observei que nada substitui o educador. A experiência do professor é o que enriquece o aprendizado do aluno. Agora sim, estou aliviado e consciente do importante papel que temos no desenvolvimento da sociedade.
 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento


André Vinícius da Silva

André Vinícius da Silva - Relações Interpessoais e Empresariais

André Vinícius da Silva, Formado em Web e Programação pela UNISUL e Pós-Graduando no MBA de Gestão de RH pela FACINTER. Atuou em grandes franquias de cursos e treinamentos nas áreas acadêmica (instrutor, gerente acadêmico de rede) e comercial (gerência). Ministra treinamentos e presta consultoria para empresas nas áreas de relações interpessoais, vendas, marketing, atendimento, tecnologia, recursos humanos, carreira, motivação e webmarketing. Publica seus artigos em diversas mídias especializadas. Para maiores informações acesse o site www.andrevinicius.com
Outras informações
Desde 24/06/2008
30 artigo(s) escrito(s)
60407 acessos em artigos