Ser Universitario
 

Um novo começo para WEB

Tecnologia e Projeto Web

Artigo escrito por Roque Fernando

Data 06/06/2011

O mundo se transformou após a invenção da internet. No Brasil, juntamente com a chegada do comércio eletrônico Submarino, o consumidor começou a perceber que a WEB era mais do que um lugar para abrir seu e-mail pessoal. Hoje temos um movimento de aproximadamente 15 bilhões de reais vindo das lojas online, espalhadas na WEB-esfera brasileira.

Nos acostumamos a divulgar nossa rotina e nossas preferências através de sites como Twitter e Facebook. Descobrimos que um protesto feito por milhões de scraps pode frear organizações. Que pessoas podem ficar famosas de um dia para o outro. Que estamos ligados numa grande treliça de dados, tags e links, que representam nossas emoções, aspirações e princípios.

Desde então vivemos em fases, primeiro a sigla WWW invadiu nosso dia a dia, meio tímida, mas decidida. Com o passar do tempo a WEB ganha versões. A WEB 2.0 traz a possibilidade que a TV não dispõe: a interatividade.
A velocidade com que as coisas se modificam na tecnologia ainda nos espanta, teremos que nos acostumar com alguns conceitos, tais como o Cloud Computer, a grande nuvem que armazenará praticamente toda a informação vinda da humanidade.

Neste cenário temos a escalabilidade, trazendo às empresas a condição de avançar e retroagir seus investimentos a qualquer tempo, com segurança e praticidade.

E mais uma vez chega um novo começo, o reinado dos TABLETS. O robozinho verde do Google versus a maça mordida da Apple marca um período onde a ergonomia referente à utilização do computador, muda totalmente a vida de cada um de nós.

Temos vivido a mesma ergonomia desde a invenção da máquina de escrever, inicialmente sentados a frente de um equipamento com teclas que pigmentavam o papel, manipulando um rolo que tínhamos que reposicionar para escrever a linha seguinte, e agora utilizando teclas que pigmentam uma tela de LCD, presos a um objeto chamado mouse que reposiciona o ponteiro que nos permite navegar.

Os TABLETS mudam radicalmente nossa ergonomia e a forma como utilizamos esses equipamentos, isto é inédito em nossa história. Por consequência disto, nossos relacionamentos neurais também se modificam e com eles a forma como abstraímos a informação, tudo isso ligado a mobilidade e a elegância na entrega dos conteúdos que o sistema multi-toutch nos fornece.

Outro item inovador é o RF-ID que permite se identificar e até fazer pagamentos por intermédio de nossos gadgets como celulares ou smartphones.

A briga neste momento está concentrada em duas grandes empresas onde Android e IOS disputam um espaço como sistemas operacionais de dispositivos distintos. Quem será o lider? Alguns indicadores mostram que o Android ocupará 48% do mercado de TABLETS até 2015 e que 18% ficarão nas mãos do IOS, da Apple.

Estas são estatísticas a previsões matemáticas, mas teremos que aguardar ansiosos para ver o resultado dessa guerra tecnológica.
 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatários, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
seráo removidos sem aviso prévio.
1 comentário(s) realizado(s) até o momento
Lourdes R. Lira
Tecnologia e Projeto Weh
11/04/2012
Muito bom o seu artigo. Foi um trabalho informativo de grande valia para os novos adeptos dessa tecnologia que evolui freneticamente.


Roque Fernando

Roque Fernando - Tecnologia e Projeto Web

Especialista na área da WEB, desenvolve sites, sistemas e aplicações para Internet. Atua como Instrutor do Grupo Impacta Tecnologia desde 1999, onde é membro do comitê tecnológico. Autor dos livros 'Site dinâmico com Actionscript' e 'Aprenda ASP.NET AJAX em 15 Passos', é certificado ACE (Adode Certified Expert) Entre as empresas que prestou consultoria especializada constam o Mackienze, Telefônica, Pearson Education, CTI - Centro Tecnológico Aéreo Espacial e Anglo Vestibulares. Sua consultoria baseia-se na análise crítica da Usabilidade em sites e sistemas de Internet, criação de material didático, palestras e treinamento especializado em TI com enfase na WEB.
Outras informações
Desde 17/10/2007
3 artigo(s) escrito(s)
6528 acessos em artigos
Lista de artigos de Roque Fernando

Lista de artigos de Roque Fernando