Curso com conceito insuficiente tem 2ª maior nota de corte no Sisu

20/01/2015 - 17:01h

Fábio Venâncio Belém Pará Não Aprovado Medicina UFPA PS 2013 (Foto: Natália Mello/G1)
Curso de medicina da UFPA é um dos mais
concorridos do Sisu (Foto: Natália Mello/G1)

O curso de medicina da Universidade Federal do Pará teve a segunda maior nota de corte na primeira parcial do Sistema De Seleção Unificada (Sisu). Na atualização das notas dos candidatos inscritos realizada na madrugada desta terça-feira (20), o curso de medicina da  UFPA teve como nota de corta 858,13, ficando atrás apenas do curso de medicina da UFRN, que tem 868,98 pontos como nota de corte.

Apesar do requerimento elevado, o curso de medicina da UFPA teve conceito insuficiente na última avaliação feita pelo Ministério Da Educação com base nos dados do Enade. De acordo com a instituição, o conceito insuficiente foi provocado por um erro no número de alunos da graduação inscritos no Enade 2013: a UFPA afirmou que deveriam se inscrever somente 150 estudantes concluintes, aptos a fazer o exame, porém, foram inscritos 395 alunos.

A atual nota de corte da UFPA é maior que a do curso de medicina da UnB, que teve nota 4 no Enade, onde o maior conceito é 5. Segundo a instituição, só 10% das vagas de medicina são disponibilizadas para o Sisu - em todos os demais cursos este número é 20%. Outra explicação para a nota de corte elevada é o chamado "bônus regional", um bônus de 10% na nota de todos os candidatos - sejam de escolas públicas ou privadas - que estudaram todas as séries do ensino médio em escolas localizadas nos estados da Região Norte.

O bônus garante que a maior parte das vagas da instituição seja ocupada por paraenses. Em 2014 a UFPA disponibilizou 1019 vagas pelo Sisu, e só 19 calouros não eram do estado do Pará.

Este ano a UFPA oferta 1.173 vagas pelo Sisu e 5.555 pelo seu processo seletivo, cujo listão será divulgado até o próximo sábado (25).