Ser Universitário - Faculdades autorizadas pelo MECHomeQuem SomosF.A.Q.ContatoImprensaParceiros & ApoioAnuncie AquiSiga o Ser Universitário por RSS

Com vestibular unificado, IFPE oferecerá 6.178 vagas em 2013

14/09/2012 - 13:00h


ba750a3a47d5c98954130b6e7c56841d.jpg

Estudantes de nove câmpus (Recife, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira e Vitória de Santo Antão), além dos cursos de educação a distância fazem uma única prova

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

ATUALIZADO ÀS 12H30

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai realizar este ano o primeiro vestibular unificado com as nove unidades, com aumento de 72% do número de vagas oferecidas. Serão 6.178 vagas (em 2011 foram 3.500) disponíveis pelo vestibular tradicional. A oferta para cursos técnicos vai ser de 5.478 vagas, das quais 3.776 são na modalidade subsequente e as outras 1.702 na modalidade integradas.

Para os cursos superiores, serão 700 vagas. Além delas, o IFPE também oferecerá 664 vagas para serem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem. Com isto, o total fica 6.842 com as duas modalidades de entrada (vestibular e Sisu).

Conforme a lei de cotas, metade das vagas disponíveis serão para estudantes da rede pública. Além disso, moradores da zona rural também vão ter um sistema de cotas especial.

A inscrição será feita exclusivamente pela internet, de 1º a 18 de outubro, e a taxa será de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para cursos superiores. Quem quiser pedir isenção deverá fazer a solicitação de 24 a 26 de setembro. De acordo com o presidente da Comissão de Vestibular do IFPE, Rinaldo Malaquias, o fera que pretende solicitar a isenção da taxa deve se dirigir ao câmpus ou polo de ensino a distância de interesse e apresentar cópias do RG, histórico escolar, comprovante de renda da família e contas de energia de julho e agosto.

As provas serão realizadas no dia 16 de dezembro, com exceção da prova prática do curso técnico em instrumento musical, que será nos dias 8 e 9 de dezembro. A previsão do IFPE é que o listão de aprovados seja divulgado a partir do dia 4 de janeiro.

Uma das novidades deste ano é a saída do ponto de corte. Antes, caso o vestibulando zerasse uma das provas, seria eliminado, mas agora só será desclassificado quem zerar todos os exames. "Quando se busca repensar a forma de ensino e aprendizagem, possibilita-se que haja uma seleção menos excludente, oportunizando a entrada e valorizado as aptidões (dos candidatos)," disse Claudia Sansil, reitora do IFPE.



Uol



Mais notícias
Veja todas as noticias

Gostou do SU? Divulgue!

MEC - Faculdades Autorizadas
Cole o código em seu site
O que esta rolando no twitter...
Apoio
Faculdade Impacta Tecnologia

 
Gestão Jovem

 
Botao Unifeso
Clique para fechar/abrir
 
 
Rede YouCan
Quem somos

Curta e Compartilhe
Curta nossa página
© Copyright 2006 / 2011, Ser Universitário.    Web Hosting