Alunos de licenciatura protestam contra cortes de bolsas federais

14/10/2015 - 12:01h

Alunos do curso de História destacam a importância do Pibid (Foto: Marina Fontenele/G1)

Professores e alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS) se manifestaram contra o possível corte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Eles se reuniram na manhã desta terça-feira (14) na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju.

“A sociedade precisa entender a importância desse programa de valorização na formação do Professor. Diante dessa crise do país, a gente teme que ocorra um corte de bolsas ou até mesmo que acabe com o próprio Pibid. As bolsas de R$ 400 incentivam os nossos Docentes a desempenharem trabalhos diferenciados em escolas públicas desde o início da formação no nível superior”, explica Rosanne Albuquerque, coordenadora institucional do Pibid/IFS. Cerca de 50 estudantes dos cursos de química, matemática e física do Instituto Federal recebem esse incentivo.

Alunos e professores do IFS e UFS manifestaram em praça do Centro (Foto: Marina Fontenele/G1)

O programa foi implantado na UFS há oito anos e tem 1,5 mil alunos beneficiados ativamente. São estudantes de 23 cursos de licenciatura espalhados nos campi São Cristóvão, Laranjeiras e Itabaiana.

“Nós trabalhamos em escolas públicas da capital e do interior. Os nossos alunos beneficiados com a bolsa de iniciação vão para as escolas já no início da licenciatura, antes mesmo de chegarem ao estágio obrigatório. Isso permite uma formação mais integrada do conhecimento. Além disso, o programa evita a evasão dos estudantes que muitas vezes precisam trabalhar para se manter estudando e professor bem formado tem condições de passar uma boa educação”, afirma Glicélia Mendes, coordenadora institucional do Pibid/UFS.

Cartazes pedem a manutenção do programa de bolsa de incentivo (Foto: Marina Fontenele/G1)

Kefus Ibraim Santana Cardoso, estudante do 7º período de licenciatura em História da UFS, recebe a bolsa do programa há dois anos. Ele desenvolve projetos pedagógicos no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, na capital.

“Estamos lutando porque há boatos do corte dessa bolsa e até do programa, se isso acontecer deixará de ter um investimento na formação do Docente e o fim de ações educativas importantes. Lá no Atheneu a gente desenvolve atividades como jogos com temas da História geral e regional para ajudar na aprendizagem. Também fazemos um jornal informativo com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também sobre dicas culturais da cidade. Nosso objetivo é estreitar relações entre aluno, professor e educação”, destaca Kefus.

Manifestantes fizeram atividades educativas em Aracaju (Foto: Marina Fontenele/G1)