Cinco mudanças na rotina para turbinar o desempenho nos estudos

13/06/2019 - 12:19h

Cinco mudanças na rotina para turbinar o desempenho nos estudos

*Por TutorMundi

O Ensino Médio é desafiador para os estudantes. Nesse período, eles precisam assimilar uma enorme quantidade de conteúdos, das mais variadas disciplinas – nem todas do seu agrado –, estudar para ingressar em uma boa Faculdade e também se divertir com os amigos e viver as descobertas da adolescência.

Em uma era dominada pela hiperconectividade, em que as distrações pipocam a todo instante, fica mais fácil desviar o foco e perder o ritmo nos estudos. Mas, felizmente, existem estratégias de que o aluno pode lançar mão para facilitar o aprendizado e melhorar o rendimento, inclusive fazendo da internet uma aliada nos estudos.

1. Tenha disciplina

Nada de eliminar a diversão da rotina. Muito pelo contrário – momentos de lazer são fundamentais para o desenvolvimento e para a saúde mental de qualquer pessoa. O importante é equilibrar estudos e diversão. Para isso, organização e disciplina são essenciais, pois tudo tem o seu tempo.

Crie uma agenda semanal, reservando um período para os estudos e outro para o lazer. Não desvie o foco do que está programado. Parece óbvio, mas não é. Tem muito estudante que anda se esquecendo de seguir essas recomendações. Seguir a rotina com seriedade trará a sensação de dever cumprido, aumentará a concentração nas tarefas e eliminará qualquer sensação de peso na consciência.

2. Seja realista

A rotina diária auxilia muito nos estudos, mas deve ser criada de forma realista, evitando-se exageros tanto no período dedicado aos estudos quanto durante à diversão e atividades extracurriculares.

Se o estudante, por exemplo, resolver destinar dez horas por dia de seu tempo livre para estudar, certamente estará criando uma armadilha para si próprio, da mesma forma que se resolver destinar esse mesmo tempo para sair com os amigos ou navegar livremente na internet.

Ao estipular sua agenda, verifique direitinho quanto tempo passa na escola por dia, quanto tempo leva para ir e voltar de lá, as atividades extracurriculares que pratica (como idiomas e esportes) e os períodos do dia em que é mais produtivo.

3. Cuide da sua saúde

Para que o aproveitamento do estudante seja o melhor possível, é importantíssimo que ele esteja bem alimentado e descansado.

A alimentação saudável assegura não somente a boa forma física do estudante, mas também o bom funcionamento do cérebro, o que, obviamente, é fundamental para o bom aproveitamento das horas de estudo.

Pausas durante os estudos e, principalmente, tempo suficiente de sono mantêm o alto desempenho do estudante, renovam as suas energias e asseguram que o conteúdo estudado será definitivamente assimilado.

4. Faça resumos

Um dos métodos mais eficientes para fixar a matéria estudada é resumi-la, ao invés de se limitar à releitura.

O exercício da escrita obriga o estudante a se concentrar no que está lendo, entender e, ainda, desenvolver um raciocínio próprio para explicar o conteúdo aprendido.

É claro que isso toma muito mais tempo do que simplesmente ler a matéria. Muitas vezes, portanto, não haverá tempo para o resumo de todo o conteúdo. Nessas situações, dê prioridade às matérias que você menos domina ou faça os resumos de forma mais enxuta, limitando-se aos pontos principais. O ideal é que esses resumos sejam feitos no mesmo dia ou, no máximo, alguns dias depois de o conteúdo ter sido apresentado em sala.

5. Tire as suas dúvidas

Um erro bastante comum a estudantes do ensino médio é guardar as dúvidas para si, especialmente em sala de aula.

Lembre-se que o Professor está ali para ensinar e deve saber que tirar essa dúvida pode facilitar a tarefa de ensinar a matéria nas etapas seguintes. Além disso, a sua dúvida pode ser a mesma de seus colegas.

Então, tenha coragem de perguntar o que não está bem compreendido. Quando não for possível fazer isso em sala, procure o professor depois da aula. Também vale pedir ajuda a um colega que seja ótimo no assunto em questão e tope repassá-lo com você.

A internet também pode ser uma grande aliada na solução de dúvidas. A web oferece muitos aplicativos e sites de confiança com informações de qualidade sobre diversos temas abordados em sala de aula, bem como fóruns de estudantes.

Sobre a TutorMundi

Para estudantes do Ensino Fundamental e Médio que estejam travados em algum exercício ou não tenham entendido alguma matéria, o TutorMundi é um aplicativo que os conecta com os melhores Universitários das melhores Universidades do país para esclarecer as dúvidas através de chat. São mais de 2,000 tutores de universidades renomadas como ITA, USP, IME, UFSC, UFPR, IFMG e outras. Os alunos podem enviar dúvidas detodas as disciplinas do currículo acadêmico a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana. O tutor atende o aluno na hora. Com alto nível de engajamento, a plataforma já atendeu mais de 10 mil alunos e é utilizada também por grandes players do setor de educação, como Grupo Energia, COC, Rede Adventista de Santa Catarina e Colégio e Curso Tendência.

Fonte: TutorMundi