'Fiz os 10 últimos anos da Fuvest', diz aprovado na USP, Unesp e Unicamp

29/09/2015 - 12:01h

Abidan Henrique da Silva, 18, deixou para trás a vida de vestibulando no início deste ano. Apesar da pouca idade, o jovem contabiliza em seu currículo aprovações no curso de engenharia civil da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual de São Paulo – 3º lugar no campus de Ilha Solteira), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Mackenzie e PUC (Pontifícia Universidade Católica).

Segundo Abidan, o segredo para conseguir tantas aprovações foi a estratégia de refazer os vestibulares anteriores das instituições que ele iria prestar, principalmente o da USP – instituição que escolheu para estudar.

"Refazer as provas anteriores foi meu grande segredo para ser aprovado. No início do meu último ano [do ensino médio], eu coloquei num cronograma as datas para eu conseguir fazer os dez últimos anos da Fuvest até um mês antes da prova [Vestibular 2015]. E fiz todos. Minhas notas foram aumentando gradativamente e no último eu já tinha conseguido atingir a nota de corte daquele ano [2014]", lembra.

Arquivo pessoal
Abidan durante o trote da USP

Filho de uma ex-empregada doméstica e de um marceneiro, o estudante completou o ensino fundamental em escola pública. Por meio do programa de incentivo a jovens talentos (Ismart), ele conseguiu uma bolsa de estudos para fazer ensino médio no colégio particular Sidarta, em Cotia (37 km de São Paulo).

"Comecei minha preparação para o vestibular desde o primeiro ano. E hoje sou o primeiro da família a iniciar um curso superior."

Confira as dicas e os segredos

Na opinião de Abidan, quem vai fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 24 e 25 de outubro - e outros vestibulares - precisa refazer pelo menos a prova do ano passado (baixe as provas do Enem aqui). Depois de resolver a prova, é importante refazer as questões cujas respostas errou.

Durante a preparação:

• Defina uma ordem de prioridade de acordo com o vestibular de cada universidade que deseja;
  • Refaça provas anteriores dos vestibulares que mais deseja. A ideia é se acostumar com o estilo de cada prova. Quem não fez o último Enem deve fazer isso já;
  • É preciso se preparar fisicamente para tantas horas de exame: "Tem que se acostumar a ficar 5h sentado [treine fazendo simulados e exames anteriores]";
  • Cuidado com a revisão. Não dá tempo de revisar a matéria toda. Por isso, o foco deve estar nas questões que você está errando durante a resolução das provas anteriores e dos simulados. Procure entender como elas devem ser resolvidas e aprenda com elas;
  • Redação pode ser um diferencial na nota final. O ideal seria fazer uma redação a cada três dias, mas se não for possível, relembre os temas que já caíram e faça pelo menos uma por semana até o início das suas provas. Revise também as atualidades do ano, principalmente do primeiro semestre;
  • Durma bem. Boas noites de sono são fundamentais para o estudante. Elas ajudam o cérebro a armazenar os conteúdos aprendidos durante o dia.

Para os dias dos vestibulares

• Vá confiante para a prova. Isso o ajudará a ficar mais tranquilo para fazer a prova;
  • Leia mais de uma vez as questões durante a prova;
  • Estabeleça uma ordem de prioridades. Faça as questões mais fáceis no começo e deixe as mais difíceis para o final. Isso pode dar confiança e você garante o que sabe logo no início;
  • Se não sabe uma questão, pule. Responda outras perguntas e depois volte para elas;
  • Vá ao banheiro! Ir ao banheiro e fazer uma pausa para comer algo durante a prova pode ajudar -- ela ajuda o cérebro cansado a recuperar as energias;
  • Aprenda com os vestibulares. O estudante geralmente faz uma série de provas seguidas. Logo, ele pode aprender com cada uma delas. Veja o que errou e onde pode melhorar entre uma prova e outra;
  • Uma boa pontuação nos vestibulares como a Fuvest é você tirar 10% acima da nota de corte. Se a nota de corte é 60, então fique tranquilo se você tirar 66.

Para aqueles ainda estão no último ano do ensino médio ou ainda farão cursinho no ano que vem, Abidan também ensina algumas estratégias. A primeira é definir as Universidades em que gostaria de estudar e se especializar nos vestibulares delas. "No meu caso eu tinha três focos: USP, Unesp e Unicamp. O Enem não era meu objetivo, pois eu queria mesmo era estudar em São Paulo. Então comecei a estudar voltado para os vestibulares dessas três universidades. E deu certo."

Outra estratégia é fazer resumos das disciplinas estudadas. Quanto mais, melhor. Depois de cada aula o jovem pegava uma folha, dividia no meio e tentava colocar o máximo de conteúdo naquele espaço usando palavras-chave. Na hora da revisão eram esses resumos que o ajudavam.

A definição de um cronograma com as matérias que devem ser estudadas diariamente e com os dias para fazer os vestibulares anteriores e treinar redações é essencial, segundo ele. "Muita gente acha que o vestibular por ser no final do ano está muito longe. Mas não está. Comece a estudar logo no início e defina um plano de estudos, seja estudando sozinho ou fazendo cursinho", aconselha.

Fonte: Uol