Ser Universitario
 

FUVEST/ 2ª Fase/ 10 Filmes e séries para estudar BIOLOGIA

04/01/2017 - 06:04h

Untitled Document

 A poucos dias da segunda fase de um dos vestibulares mais concorridos do país, a Fuvest, Rubens Oda selecionou filmes e séries para ajudar na preparação para a prova.  

  1. Orphan Black  

Nessa série, princípios da engenharia genética são discutidos com muita ação. Biologia sintética, que cria novas sequências de DNA em laboratório, e clonagem estão presentes em quase todos os episódios da série.

  1. Pure Genius

Para quem tem saudades de House, Pure Genius segue a mesma lógica de desvendar doenças raras. Nessa série, no entanto, tecnologia e medicina se juntam em prol do desenvolvimento de novos procedimentos.

  1. Era do gelo  

Quem acha que o homem é o único responsável pela extinção das espécies deve ver esse filme. Mudanças climáticas globais, como as glaciações do pleistoceno, foram fortes agentes que, ao mesmo tempo, selecionaram os mais aptos e determinaram a perda de variabilidade por acaso (deriva gênica).

  1. House

A aclamada série traz a experiência da equipe médica do hospital Princeton-Plainsboro, sob o comando do ácido Dr. House. A cada episódio, você verá várias animações de fisiologia e citologia. Aprenda sobre parasitoses, doenças degenerativas e é claro: Lúpus! Doença autoimune que é lembrada em quase todos os episódios! 

  1. Procurando Nemo

Se você nunca viu essa animação, aproveite! A forma como são apresentados os seres vivos do talassociclo (sim, assim que nós biólogos chamamos os oceanos!) é incrível. Entenda melhor sobre as cadeias alimentares aquáticas, os seres abissais e passe a falar em baleiês com seus pais! 

  1. Jurassic Park

Este clássico da ficção científica traz processos muito discutidos em sala de aula. Os limites éticos da clonagem e da transgenia, a extinção de espécies e mesmo a reprodução por partenogênese aparecem entre grunhidos dos velociraptors e do grande T-Rex. 

  1. Wall-E

Imagine a humanidade destruída pelo seu próprio lixo? Imagine uma população obesa e escrava das benesses da tecnologia? A animação Wall-E é uma grande crítica à sociedade moderna. Assista o filme, se divirta com Wall-E e E.V.A e repense suas práticas de consumo em busca do desenvolvimento sustentável. 

  1. Guerra Mundial – Z

Será que vírus poderiam transformar pessoas em zumbis? Difícil descrever como zumbis e biologia se relacionam sem dar spoiler deste filme! Assista a este filme repleto de ação, se assuste com os zumbis e entenda que estar doente pode ser a salvação para a fuga do apocalipse zumbi! 

  1. 2012

Já imaginou uma tempestade de neutrinos gerar um grande aquecimento global e o fim do mundo? Com certeza, a física mostra que tal narrativa é impossível, mas por outro lado, a crescente temperatura do planeta mostra que não estamos muito distantes desse destino. Assista ao filme e repense sobre as causas e consequências do agravamento do efeito estufa, um dos temas mais cobrados nos vestibulares e no Enem

  1. Chernobyl – Sinta a radiação

Para terminar, vamos levar sustos? Este ano, o acidente nuclear ocorrido na Ucrânia completa 30 anos. Os efeitos da radiação nos seres vivos e no meio ambiente são sentidos até hoje na região. Agora, criar um monstrengo que devora pessoas somente no filme é possível! Use o filme para ver a paisagem inóspita encontrada na região e, entre um e outro susto, pense nos efeitos imediatos e em longo prazo da radiação no corpo humano.

 Sobre o Descomplica:

 
Criado em 2010, pelo Professor de Física Marco Fisbhen, o Descomplica é a maior plataforma online de educação do Brasil e reúne um experiente time de professores, oriundos das melhores instituições de ensino do país. Plataforma educacional que mais cresce no mundo – com 609%, de acordo com o Rocket Companies Report de 2013 –, o Descomplica possui mais de 28 mil vídeos com aulas diárias, cobrindo todos os conteúdos do Ensino Médio do nível mais básico até o mais avançado, de forma contextualizada e multidisciplinar; correção de redações. O Descomplica conta com uma audiência de cerca 49 milhões no segundo semestre de 2015 no site, além de mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais (Facebook, Instagrame Twitter) e mais de 67 milhões de views no Youtube


Fonte: Descomplica



Mais notícias
Veja todas as noticias