UFRGS abre inscrições para Vestibular 2016 até 13 de outubro

18/09/2015 - 05:01h

Quase 40 mil candidatos prestam vestibular da UFRGS no domingo (Foto: Reprodução/RBS TV)
Vestibular 2016 da UFRGS terá 4.017 vagas
(Foto: Reprodução/RBS TV)

As inscrições para o Vestibular 2016 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começam nesta sexta-feira (18), exclusivamente pela internet, até o dia 13 de outubro. Conforme a instituição, são 4.017 vagas em 91 cursos de graduação. A oferta corresponde a 70% das vagas de ingresso. As demais 30% serão ocorrerão via Sistema Unificado de Seleção Universitária (Sisu/MEC).

O valor da inscrição é de R$ 110, e há isenções e descontos para alguns casos (saiba mais aqui). No momento da inscrição, é possível optar por utilizar ou não a nota da prova objetiva do Enem de 2015.

A novidade desse vestibular é o curso Letras - bacharelado, com formação em tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com 21 vagas, todas para ingresso no primeiro semestre do ano.

As provas serão aplicadas a partir do segundo domingo de janeiro, nos dias 10, 11, 12 e 13, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Os candidatos responderão a questões de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.

Sistema de cotas
A UFRGS reserva no mínimo 50% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda (conforme edital). Ao todo, são mais de 2 mil vagas destinadas às cotas. Os documentos necessários para comprovações estão especificadas também no edital.

O manual do candidato está disponível no site da universidade.