Ser Universitario
 

UFSC disponibiliza cartões-respostas e redação do Vestibular 2016

04/01/2016 - 15:01h

Primeiros candidatos entram no CTC (Foto: Joana Caldas/G1)
Provas ocorreram nos dias 12, 13 e 14 de dezembro (Foto: Joana Caldas/G1)

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (Coperve) disponibilizou na tarde desta segunda-feira (4) o acesso às cópias dos cartões-respostas das provas 1 e 2, redação e respostas às questões discursivas do Vestibular 2016, com as notas obtidas em cada item. Os arquivos podem ser acessados no site do concurso.

O acesso é exclusivo para os candidatos que fizeram o requerimento de vistas. No site, é preciso colocar o número de inscrição e a senha.

No caso dos candidatos que quiserem entrar com recurso para as provas, redação ou questões discursivas é preciso entrar no mesmo site. Isso deve ser feito até as 18h desta terça (5).

Vestibular
O vestibular 2016, que terminou em 15 de dezembro, registrou índice total de abstenção de 21,76%, informou a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). Nesta segunda, terceiro e último dia de provas, 7.994 dos 36.738 inscritos faltaram. No total, a UFSC oferece 4.576 vagas para 101 cursos.

O índice de abstenção foi superior ao do ano passado, quando foram registradas 20,15% de ausências. Em 2014, o índice foi de 17,415%.

Três dias de provas
No primeiro dia, sábado (11), os candidatos responderam a questões de matemática, língua portuguesa e literatura, língua estrangeira e biologia.

No domingo (13), os candidatos responderam a questões de história, geografia, física e química.

Nesta segunda (15), os candidatos fizeram a redação e tiveram de responder a questões discursivas.

Redação
Foi possível escolher entre três temas. O candidato tanto poderia "criar uma lenda a ser contada por um sábio indígena às crianças de sua aldeia" como dissertar "sobre o papel das festas populares na continuidade de uma memória coletiva", ou ainda, escrever uma crônica que tematizasse "um aspecto das relações de solidariedade na sociedade contemporânea".

Nas questões discursivas, três eram relacionadas a um texto com imagens sobre o sistema de reaproveitamente de água de uma casa. "Uma puxava mais  para matemática, outra mais para biologia", conta o estudante Jorge José Martins, de 18 anos. A quarta questão, sobre reurbanização, teve como base o livro "O Cortiço", de Aluizio Azevedo.

“Achei o segundo dia mais fácil”, diz Jorge, que tenta uma vaga no curso de Animação. Ele conta que, na redação, escolheu dissertar sobre festas populares.

Relação candidato/vaga
A medicina segue como o curso mais concorrido, com 8.190 inscritos, resultando na relação geral de 234 candidatos por vaga. Os outros nove cursos mais procurados no momento das inscrições foram: Arquitetura e Urbanismo (51,54); Direito – Diurno (49,45); Direito – Noturno (40,90); Engenharia Química – Diurno (38,35); Nutrição (38,19); Psicologia – Bel/Lic – Diurno (37,48); Engenharia Civil – Diurno (37,37); Cinema – Bel – Diurno (33,10) e Engenharia MECânica – Diurno (32,42).


Fonte: G1



Mais notícias
Veja todas as noticias