Unicamp libera notas dos candidatos durante a 1ª fase do vestibular 2016

21/12/2015 - 13:01h

Vestibulandos conferem nome na lista do vestibular da Unicamp em Campinas (SP) (Foto: Marina Ortiz/ G1)
Vestibulandos conferem nome em lista da
Unicamp, em Campinas  (Foto: Marina Ortiz / G1)

A Unicamp liberou nesta segunda-feira (21) as notas dos 71,3 mil candidatos que participaram da primeira fase do Vestibular 2016. Para conferir o desempenho, o estudante deve acessar o site da comissão organizadora do exame (Comvest), com CPF ou número de inscrição e senha.

Nesta edição, a universidade oferece 3,3 mil vagas em 70 cursos. Elas serão disputadas por 15,8 mil candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular, de acordo com a Comvest. As notas de corte das carreiras foram divulgadas na semana passada.

Calendário
A segunda etapa do processo seletivo da universidade será dividida em em três dias de provas, entre 17 e 19 de janeiro do próximo ano: redação (dois textos), língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa no primeiro; história (incluindo filosofia), matemática e geografia (incluindo sociologia) no segundo; além de química, física e biologia no terceiro e último dia de exames.

As provas de habilidades específicas serão aplicadas de 25 a 28 de janeiro, enquanto que a primeira chamada de aprovados será feita em 12 de fevereiro. Clique aqui e veja o cronograma.

saiba mais

Bônus ampliado
Para tentar alcançar índice de 50% para matriculados oriundos da rede e 35% de autodeclarados pretos, pardos e indígenas até 2017, conforme meta estipulada pelo estado, o Conselho Universitário aprovou mudanças no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) e ampliou a bonificação.

Os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas da rede terão acréscimo de 60 pontos às notas da primeira fase.

Além disso, estão previstos mais 20 pontos aos que se declararem pretos, pardos ou indígenas na inscrição e que tenham feito o ensino médio em unidades públicas

Na segunda fase, os candidatos oriundos de escolas da rede terão bônus de 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Já os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas recebem acréscimo de mais 30 pontos em cada uma das avaliações.

Unicamp oferece 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
Unicamp oferece 3,3 mil vagas em 70 cursos
de graduação (Foto: Fernando Pacífico / G1)

Antes das mudanças aprovadas, o  Paais estabelecia bônus de 60 pontos somente na segunda fase, no caso de candidatos de escola pública, além de mais 20 pontos para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e que estudaram na rede.

Recorde
A Unicamp recebeu 77.760 inscrições para o vestibular 2016. Segundo a instituição, este foi o sétimo ano consecutivo em que houve recorde de candidatos na disputa.

O índice de abstenção na primeira fase do processo chegou a 8,2%, informou a Comvest.