Informática para a gestão de negócios (tecnologia)

Resumo do Curso

O Técnico de Informática de Gestão de Negócios é o profissional qualificado que desenvolve competências no âmbito da moderna gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios/projectos criando matrizes com recurso a aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas, com vista à eficácia de resultados. Está apto para apoiar a coordenação de departamentos de informática e proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.

O Tecnólogo em Informática e Gestão de Negócios estará apto a desenvolver sistemas de informação para a gestão de negócios utilizando conhecimentos tecnológicos e científicos que auxiliem no processo decisório das empresas, nos setores primário, secundário e terciário.

Desenvolve software, administra banco de dados, garantindo a segurança de dados armazenados em sistemas computacionais.
Implanta redes de computadores e audita sistemas.
Atende às necessidades geradas pelos avanços tecnológicos, devido aos seus conhecimentos multidisciplinares.

Gerencia os sistemas de informação nas empresas, propondo modelos de gestão inovadores; Desenvolve espírito de liderança, além da capacidade de identificar e de interpretar princípios e valores que orientem o convívio social, posicionando-se pessoalmente em relação a eles; exerce julgamento, avalia riscos e toma decisões, o que lhe dá condições de gerenciar seu próprio negócio.

É um analista e desenvolvedor de sistemas com um robusto conhecimento de negócios, o que lhe faculta ocupar mais de uma posição nas funções ou papéis disponíveis nas organizações de TIC – Tecnologia da informação e comunicação, notadamente aquelas de pequeno e médio porte, pois ainda temos uma indústria de software incipiente se comparada às tradicionais áreas produtoras e prestadoras de serviço de TIC, como as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. Isso torna o nosso curso, e nossa Fatec, um forte propulsor para tornarmos nossa região mais atraente para esta indústria.

Esta descrição do profissionail atende perfeitamente a inúmeras funções atualmente carentes no mercado de trabalho de nossa região.

• Analista de Processos e Negócios
  • Arquiteto de Sistemas
  • Arquiteto de Software
  • Arquiteto de Soluções
  • Consultor de Negócios
  • Engenheiro de Software
  • Gerente de Projetos

Funções

• Instalar, configurar e efectuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e software de aplicação.
  • Instalar, configurar, desenvolver e efectuar a manutenção de Bases de Dados.
  • Avaliar, participar na escolha de utilitários e participar nas políticas de segurança em sistemas informáticos.
  • Desenvolver aplicações na área de gestão.
  • Avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão.
  • Analisar, testar e implementar ferramentas de gestão.
  • Analisar convenientemente problemas existentes e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa.
  • Desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão à medida das necessidades da empresa.
  • Desenvolver, distribuir, instalar e efectuar a manutenção de aplicações informáticas
  • Desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias Web.
  • Utilizar aplicações de facturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários.
  • Participar na organização dos processos e procedimentos das obrigações fiscais.
  • Participar nos processos e procedimentos referentes aos diversos regimes de protecção social.
  • Apoiar o expediente e arquivo

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso