Após 20 minutos de prova, primeiros alunos deixam local de prova do Enade 2012 em BH

25/11/2012 - 12:01h

• Rodrigo Lima/UOL

Em Belo Horizonte, após menos de 20 minutos de prova já saíam pelos portões os primeiros universitários que compareceram ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ) 2012 neste domingo (25) no campus Floresta da Universidade Estácio em Belo Horizonte.

Apesar de serem obrigados a realizar o exame sob o risco de não recebem o diploma, os estudantes poderiam simplesmente entrar para assinar a lista de presença, já que o desempenho na prova não tem influência na emissão do documento.

A prova é utilizada pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país. Foram inscritos para o exame deste ano 587.351 universitários em fase de conclusão de curso em 1.871 instituições de ensino superior.

Para fazer com que seus alunos consigam o melhor resultado possível no Enade 2012, faculdades particulares têm feito aulas preparatórias, simulados e chegam a dar tablets e diárias em pousadas de praia para os estudantes que frequentam as atividades.

Quem não fez

Depois da aplicação do Enade, uma comissão do MEC irá analisar todos os casos de estudantes que faltaram e por isso ficaram em situação irregular. O mais comum é o estudante ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, e participar da prova para então poder receber o diploma.

Em 2012, serão avaliados os alunos concluintes das seguintes graduações: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também participarão alunos de cursos tecnológicos em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Fonte: Uol