Realização das provas do Enade em Pernambuco foi tranquila

26/11/2012 - 07:01h

Em Pernambuco, 18.787 universitários fizeram, neste domingo (25), a prova do Exame Nacional dos Estudantes (Enade), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC). Em todo o Brasil participaram 587.351 concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos, matriculados em 1.871 instituições de educação superior.

Pernambuco é o nono Estado do País com mais participantes na avaliação. A aplicação das provas começou ao meio-dia (13h de Brasília) e terminou às 16h. Não foram registrados incidentes durante a tarde.

O exame foi composto por 40 questões, sendo 10 quesitos da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica. Há questões discursivas e de múltipla escolha.

Todos os estudantes que concluem a graduação são obrigados a fazer a prova para receber o diploma, já que o exame é um componente curricular da graduação. Por isso quem não faz a prova fica com uma pendência e não consegue colar grau. O desempenho do aluno na prova não tem influencia na emissão do diploma.

Depois da aplicação do exame, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) irá analisar todos os casos de estudantes que faltaram e, por isso, ficaram em situação irregular. O mais comum é o estudante ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, e participar da prova para então poder receber o diploma.

O resultado do Enade será divulgado até 25 de dezembro. De acordo com MEC, o balanço oficial deve ser divulgado nesta segunda (25).

Fonte: Uol