Ser Universitario
 

ENEM 2018/ 7 Importante Temas de REDAÇÃO

19/10/2018 - 17:14h

Documento sem título

“O importante é deixar claro que o Enem tem por característica abordar sempre questões relacionadas a minorias, tanto que, em 2017, abordou a temática de educação dos surdos. Para o candidato, o que importa não necessariamente é saber o tema com antecedência, mas sim ter a preocupação, principalmente,  com o aspecto do repertório cultural - competência II - e sempre: muita atenção com a competência V, que trata da proposta de intervenção, levando em conta os elementos que a compõe. No mais, agora é investir em muita leitura e prática textual”, recomenda a professora. 

1.Fato e fake: a responsabilidade social pela notícia

Este assunto está em voga e se tornou uma grande questão nos tempos de hoje. Apesar de ser um tanto óbvio demais, o aspecto a ser considerado como proposta seria uma abordagem "não  clichê" do tema, pois o assunto é sério e muitas pessoas não se deram conta ainda de como "as fakes" podem comprometer e/ou causar prejuízos incalculáveis. 

2. Solidariedade no mundo/ suicídio : alerta social

Seria uma possibilidade, pois, na realidade, esse tema aborda dois pontos cruciais na sociedade de hoje e quem vêm sendo debatidos incansavelmente em diferentes meios: solidariedade e a prevenção do suicídio. Nossa sociedade está doente e precisa de ajuda. O número de suicídios no Brasil aumentou consideravelmente de nos últimos anos. A campanha “Setembro amarelo” foi criada, inclusive, no sentido de dar voz a essas pessoas que precisam de ajuda imediata. 

Em paralelo, a questão da solidariedade é sempre uma boa pedida como temática de conscientização social, além de ser uma ideia interessante para avaliar o nível de envolvimento e de conhecimento do candidato, principalmente, no que diz respeito à elaboração da proposta de intervenção exigida pela banca de Redação do Enem. 

3. Obesidade infantil : um caso de saúde pública brasileira

De uns tempos para cá, a obesidade infantil como um reflexo da falta de atenção dos pais em relação à alimentação dos filhos tem sido um assunto muito debatido.  Muito Isso se dá por diferentes causas, mas uma delas está atrelada à vida nos dias atuais. O dia a dia intenso acaba não permitindo que muitos pais acompanhem mais de perto a rotina alimentar dos filhos. Com isso, a criança acaba optando por alimentos não saudáveis. Ao lado disso, há uma propaganda forte de lojas de "fast food" nas mídias, o que também influencia as crianças. Dessa forma, esse quadro nada interessante pode trazer consequências seríssimas para esses meninos e meninas. 

4. O voto como instrumento de mudança da realidade social e de esperança por dias melhores:

Um tema possível, pois estamos em ano de eleição e a sociedade brasileira clama por grandes transformações, uma vez que há muitas questões que precisam ser alteradas. 

5. Saúde mental associada à qualidade de vida:

Boa pedida porque também faz referência à questão da forma como o brasileiro está vivendo atualmente. As dificuldades do dia a dia acabam provocando problemas e distúrbios de saúde, que, uma vez não cuidados, podem acarretar questões mais sérias que venham a comprometer a saúde mental dessas pessoas. Mais uma possível temática associada à vida "corrida" e desregrada de muitas famílias, por conta de excesso de trabalho e/ou falta de dinheiro.

6. A capacidade criativa do brasileiro diante dos problemas:

Muito se tem falado sobre essa temática, que acho interessante, pois traz à tona o perfil de um povo que, diante de dificuldades de diversas naturezas, consegue criar soluções e superar a situação com garra e criatividade. Um tema que exalta a capacidade criativa do povo brasileiro para se adaptar a diferentes circunstâncias, sejam boas ou ruins. 

7. O preconceito linguístico e a questão da variação da língua: 

Também um tema importante, pois trata da diversidade observada no Brasil, começando pela própria língua materna. A análise dos diferentes falares como marcas locais, a questão da comunicação, da cultura e, claro, do preconceito linguístico, que, infelizmente, ainda é muito comum por parte de muitos brasileiros, além da necessidade de se combater essa realidade. 

 

 


Fonte: RPM Comunicação



Mais notícias
Veja todas as noticias