Capes seleciona alunos de baixa renda para bolsas de graduação na Espanha -

27/01/2014 - 07:00h

Capes seleciona alunos de baixa renda para bolsas de graduação na Espanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está com inscrições abertas para o programa que irá selecionar até 20 alunos brasileiros de baixa renda, cuja situação socioeconômica se conforme aos critérios do ProUni, para cursarem graduação completa na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Para se candidatar o aluno deve ter feito o Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota mínima de 600 pontos. As inscrições vão até o dia 8 de março e podem ser feitas através do site da CAPES. A análise das candidaturas será feita durante o mês de março e o resultado será divulgado em abril.

Entre os benefícios oferecidos aos estudantes selecionados está o auxílio instalação, seguro saúde, passagem aérea para a Espanha e mensalidades para os primeiros 12 meses, sendo que os primeiros seis meses serão custeados para o curso preparatório de entrada na Universidade de Salamanca e os outros seis meses referem-se ao primeiro semestre de estudos no exterior, devidos exclusivamente aos candidatos aprovados no exame de admissão da universidade.

O pagamento do seguro saúde, do auxílio instalação e dos primeiros três meses de bolsa, assim como a emissão do bilhete aéreo, serão realizados antes da viagem ao exterior. O Banco Santander realizará o financiamento das mensalidades por até quatro anos após o fim do período de pagamento da CAPES.

O acompanhamento dos bolsistas será feito de forma contínua pela equipe técnica da CAPES, por meio da análise semestral do desempenho acadêmico dos bolsistas. Durante o período que estiverem no exterior os alunos terão direito a uma viagem por ano ao Brasil, no período de férias escolares da Universidade de Salamanca.

Outras informações podem ser consultadas no edital do programa.

Fonte: Capes