Por que tem tanto brasileiro indo estudar na Irlanda? Conheça o sistema educacional do país:

09/12/2013 - 11:14h

PISA

Irlanda nota 10 em Educação

A ilha celta a noroeste da Europa quer compartilhar a excelência de sua educação ? e subir ainda mais no ranking do PISA

Os brasileiros adoram estudar na Irlanda. Aterrissam em Dublin para aprender inglês, fazer cursos de pós-graduação ou como parte do Ciência Sem Fronteiras - em 2013, 1.200 bolsistas do programa optaram pela famosa terra dos trevos da sorte para a sua experiência estrangeira. "O Brasil rapidamente se tornou um dos principais mercados para nós, passando de cerca de 120 estudantes de graduação e pós-graduação em 2012 para 1200 neste ano. Minha expectativa é que ultrapassemos os 2000 em 2014", disse o seu Ministro da Educação, Ruairí Quinn, em recente passagem pelo Brasil.

Não é só a simpatia que leva estudantes tupiniquins ao friozinho irlandês. A educação superior da Irlanda é admirável: suas sete Universidades encontram-se entre as 600 melhores do mundo, e duas estão entre as primeiras 150. Dos bancos de suas salas de aula, saíram gênios literários como Oscar Wilde, James Joyce e Samuel Beckett - e nada menos que quatro Prêmios Nobel de Literatura.

Não à toa, a Irlanda ocupa o 7º lugar na categoria Reading (Leitura) do PISA (Programme for International Student Assessment, ou Programa de Avaliação Internacional de Alunos) nessa última edição, divulgada em dezembro de 2013. Desse PISA 2012, participaram 65 economias, entre as quais o Brasil, que ficou em 55º lugar na mesma categoria. Em 2006, o nível de leitura dos alunos irlandeses foi o 2º melhor da União Europeia. O PISA é considerado a maior ferramenta de pesquisa em educação, abrangendo o mundo todo, e tem peso especial na Irlanda: o país quer ocupar posições cada vez melhores.

E o que é feito pela educação, para que ela melhore cada vez mais? Veja algumas características do sistema irlandês que são um exemplo para o mundo todo.

Foto: A Irlanda ocupa o 7º lugar na categoria Reading (Leitura) do último PISA, divulgado em dezembro de 2013.

Irlanda em números

- 6,4 milhões de habitantes em 2011
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2012: 0,916 (7º mais elevado do mundo)
- Mais de 99% da população alfabetizada
- 3.300 escolas primárias
- 7 universidades e outras 31 escolas de ensino superior (das quais 14 institutos de tecnologia)
- A universidade Trinity College, próxima a Dublin, foi fundada em 1592 e é considerada uma das melhores do mundo, ficando entre os 50 primeiros lugares na maioria dos rankings mundiais. Sua famosa biblioteca, uma das maiores do mundo, possui 5 milhões de exemplares distribuídos em 8 prédios.
- Educação obrigatória entre as idades de 6 e 16 anos e, até os 18 anos de idade, o jovem deve ter completado ao menos três anos de ensino secundário (o nosso Ensino Fundamental II)

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: educarparacrescer.abril.com.br