Reino Unido terá número recorde de bolsas para estrangeiros

01/08/2014 - 11:01h

Inscrições para o programa Chevening começam nesta sexta-feira (Foto: BBC)

Começam nesta sexta-feira as inscrições para o programa Chevening, que oferece bolsas para estrangeiros que desejam estudar no Reino Unido. Neste ano, o número de beneficiados irá praticamente triplicar em relação ao ano passado.

Para marcar os 30 anos do programa Chevening, o governo do Reino Unido irá oferecer mais de 1.500 bolsas para estudantes de todo o mundo. No ano passado, foram cerca de 600 bolsas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro.

O governo ainda não anunciou quantas bolsas serão oferecidas para o Brasil.

Em anos anteriores, cerca de 15 brasileiros foram selecionados por edição. Desde a criação do programa, o país é um dos que mais enviaram alunos.

O programa Chevening, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores britânico e organizações parceiras, fornece ajuda para estudantes de 118 países.

O Chevening concede bolsas totais ou parciais para cursos de pós-graduação, normalmente para mestrado, em qualquer área de ensino e em qualquer universidade do Reino Unido.

A arquiteta Sandra Morikawa, 29, foi uma das premiadas em 2011. Ela cursou um mestrado em arquitetura que não existe no Brasil.

"Pesquisei no mundo todo e esse era um dos melhores cursos. Ajudou o fato de eu ter um plano concreto: sabia dizer por que estava indo, por que escolhi aquela Faculdade e o que faria com o diploma quando voltasse."

Outras bolsas
Diversos países oferecem bolsas de estudo para estudantes, desde a gradução até pós-doutorado.

Quem já conseguiu ganhar bolsas destaca a importância de se organizar com antecedência.

?É bom começar a se preparar pelo menos um ano antes e se certificar de que toda a documentação exigida foi enviada --com a alta concorrência, pequenos erros podem te deixar de fora?, diz Luisa Phebo, de 26 anos, que já ganhou duas bolsas na área de relações internacionais, uma no Japão e uma na Suíça.

?Também é preciso mostrar, na carta de motivação, não apenas o que você pode ganhar com a experiência, mas também o que você pode oferecer para a instituição e para a cooperação entre os países?, afirma.

Veja abaixo informações sobre algumas bolsas de estudo:

Reino Unido (Chevening)
O programa oferecerá 1.500 bolsas neste ano para estudantes de todas as áreas, em 118 países. As incrições serão abertas nesta sexta-feira e podem ser feitas até o dia 15 de novembro.

Mais informações: http://www.chevening.org/

França (Eiffel)
Neste programa do governo francês, as bolsas são concedidas por meio das Universidades para estudantes das áreas de direito, gestão, finanças e comércio, engenharias, ciências econômicas e políticas e relações internacionais. Na última edição, foram concedidas 57 bolsas para brasileiros em mestrado e doutorado. O edital deve ser aberto em outubro, mas as universidades podem estabelecer datas específicas para a candidatura.

Mais informações: www.bresil.campusfrance.org/

Espanha (Fundação Carolina)
As inscrições são abertas, normalmente, em dezembro. Na última edição, foram oferecidas mais de 500 bolsas para estudantes de pós-gradução, doutorado e pós-doutorado de países iberoamericanos e para Professores brasileiros.

Mais informações: www.fundacioncarolina.es/

Alemanha (DAAD)
O serviço de Intercâmbio alemão oferece bolsas de especialização, com duração de um ano, em artes plásticas, artes cênicas, design, cinema, arquitetura e música; mestrado, com duração de dois anos, em cursos pré-determinados com foco em desenvolvimento sustentável ou em políticas públicas e boa governança; e doutorado, até quatro quatro anos, em todas as áreas, em qualquer universidade ou instituto de pesquisa alemães. Em média, são oferecidas 250 bolsas por ano. Os prazos de inscrição variam e fluência em alemão, geralmente, não é necessária.

Mais informações: www.daad.org.br

EUA (Comissão Fulbright)
Parceria entre os EUA e o Brasil leva estudantes de pós-gradução de diversas áreas para os EUA. No ano passado, foram concedidas 120 bolsas para alunos e professores. As inscrições são feitas em diferentes períodos do ano. Estão abertas, entre outras, inscrições para o mestrado em produção cinematográfica, até 31 de agosto.

Mais informações: www.fulbright.org.br/

Japão (Mext)
Oferece bolsas para graduação, pesquisa, pós-gradução, Cursos Profissionalizantes e sobre cultura japonesa. As incrições acontecem no primeiro semestre.

Mais informações: www.br.emb-japan.go.jp/bolsas_programas.html