Seis cidades do interior da Inglaterra ideais para intercambistas

09/12/2015 - 07:03h

O destino favorito de intercambistas brasileiros na Inglaterra é Londres – e não sem razão -, mas há bons motivos para também cogitar viver uma experiência no interior do país. As cidades menores são charmosas, repletas de história e com educação de excelência. As duas melhores Universidades do Reino Unido, de Cambridge e de Oxford, por exemplo, estão no interior da Inglaterra.

A gaúcha Bianca Obino, de 31 anos, fez pós-graduação em 2013 na cidade de Bath, que tem cerca de 90.000 habitantes. “Eu não cogitava viver na Inglaterra, mas optei pela Universidade BathSpa porque queria fazer o curso de composição de canções. No início, fiquei um pouco apreensiva por ir morar em uma cidade pequena, onde tudo é mais calmo e onde o comércio fecha cedo, mas acabei me adaptando”, diz.

Hoje, Bianca vive em Londres e trabalha como professora de música. “A experiência de viver em uma cidade pequena é muito diferente e proporciona uma maior imersão na cultura do país. Em Bath, eu convivia com muitos ingleses, com os seus hábitos, falava o idioma o tempo todo”, conta. “Nas cidades pequenas, você pode se aprofundar mais na cultura britânica. Em Londres, predomina a diversidade cultural.”

Conheça a seguir seis cidades do interior da Inglaterra com muitos atrativos para intercambistas:

Cambridge

cambridge matéria

Essa charmosa cidade de aproximadamente 124.000 habitantes é famosa por abrigar uma das melhores universidades do mundo – e a melhor do Reino Unido, de acordo com ranking do jornal The Guardian, a Universidade de Cambridge. Pela instituição, já passaram nomes como o príncipe Charles, Charles Darwin, Stephen Hawking e nada menos que 90 vencedores do prêmio Nobel. Cambridge possui uma intensa atmosfera universitária e está apenas a 50 minutos de trem de Londres.

Oxford

oxford view editado

Oxford costuma ser comparada a Cambridge porque também gira em torno de uma importante instituição: a Universidade de Oxford, a mais antiga de língua inglesa e a terceira melhor do mundo, segundo ranking da publicação britânica Times Higher Education (THE). Entre seus ex-alunos célebres, estão Bill Clinton, Tony Blair e Oscar Wilde. A cidade tem cerca de 158.000 habitantes e é repleta de prédios históricos e paisagens que inspiraram histórias famosas, como a de “Alice no País das Maravilhas”, e que serviram de cenário para as gravações dos filmes da saga “Harry Potter”.

Coventry

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Coventry ganha cada vez mais destaque entre os estudantes ao redor do mundo. Lá, estão as universidades de Warwick e a de Coventry, duas entre as quinze melhores do Reino Unido, segundo o The Guardian. Somados, os alunos dessas instituições correspondem a 13% da população da cidade. Além disso, Coventry é considerada como uma das 50 melhores cidades para estudar de todo o mundo: a comunidade universitária e sua agitada vida cultural, com museus, galerias, cinema e eventos esportivos, ajudam a explicar o aumento de sua popularidade.

Bath

bath spa university matéria

A cidade de Bath, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é conhecida por ter sido o lugar onde a escritora Jane Austen viveu e se inspirou para escrever obras como “Orgulho e Preconceito”. A cidade tem boas instituições de ensino, entre elas as universidades de Bath e BathSpa. Como é turística, possui vida cultural agitada, além de uma grande comunidade universitária.

Durham

durham2 editado

Já pensou em estudar em um castelo? Um dos campus da Universidade de Durham, uma das mais conceituadas do Reino Unido, fica dentro de um castelo datado do século XI, localizado ao lado da famosa catedral da cidade. A histórica Durham tem quase 50.000 habitantes e se encontra na região Nordeste da Inglaterra, área que tem fama de ser a mais acolhedora do país.

Exeter

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Há bons motivos para optar por essa cidade de 120.000 habitantes. Lá, está a Universidade de Exeter, uma das dez melhores do Reino Unido, segundo o The Guardian. Além disso, um de seus campus, o Streatham, é apontado como o mais bonito da Inglaterra pela beleza de seus jardins, parques e lagos. Exeter fica na região sudoeste da Inglaterra e a sua proximidade com a praia – algumas a 16 quilômetros de distância– também é um atrativo para os estudantes.

*Na foto, Universidade de Oxford, localizada na cidade de mesmo nome

Por Vivian Carrer Elias

Fonte: Estudar Fora