Stopover? Se você nunca fez um, deveria!

24/08/2015 - 11:03h

postou em 24 ago 2015

Já ouviu falar em stopover? Essa palavrinha em inglês é constantemente utilizada por companhias aéreas e também por operadores de turismo para designar uma conexão voluntária, na qual o passageiro tem um espaço de tempo maior para conhecer a cidade.

Ou seja, durante uma viagem longa – como, por exemplo, de Dublin para São Paulo – ao comprar uma passagem com stopover você tem a opção de descer na cidade de sua conexão, seja ela Paris, Amsterdã, Munique etc, e passar uma ou algumas noites por lá antes de seguir rumo ao Brasil.

defwalls

Crédito: Defwalls.com

Além disso, outro ponto positivo do stopover é que ele minimiza o cansaço causado por voos muitos longos ou com conexões demoradas em aeroportos.

Como fazer

Os stopovers podem ser feitos tanto em voos nacionais quanto internacionais. E o mais bacana é que a maioria das empresas aéreas tem oferecido esse serviço gratuitamente aos seus passageiros em voos de longa distância.

Na maioria dos casos nem é preciso contatar um agente de viagens para se tirar proveito do stopover, já que muitas companhias aéreas disponibilizam essa opção online. Para isso, na hora de fazer o orçamento das suas passagens basta selecionar a opção múltiplos destinos e a partir daí definir a sua rota.

Só fique atento ao fato de que as companhias oferecem esse serviço em cidades nas quais elas possuem sua sede operacional. A Air France, por exemplo, disponibiliza stopover em Paris, já a KLM em Amsterdã.

Com relação ao período de permanência no destino da conexão, isso é variável de acordo com cada companhia aérea. Geralmente o prazo máximo é de até 30 dias.

Outro detalhe importante é planejar essa paradinha estratégica antes da compra das suas passagens. Afinal, após a compra qualquer alteração solicitada por você vai resultar na cobrança de taxas extras para a remarcação dos bilhetes, o que pode subir, e muito, o preço da sua viagem.

Qual companhia aérea escolher?

Crédito: cbsla.files

Tudo depende das suas prioridades e de quais cidades você quer conhecer. Como já mencionamos acima, a Air France oferece paradas gratuitas em Paris, tanto na ida quanto na volta. A KLM faz o mesmo com Amsterdã.

Já a alemã Lufthansa oferece duas opções de stopover, em Munique e Frankfurt. Entretanto, nem sempre o serviço é gratuito, portanto, vale ficar atento aos valores cobrados na hora de comprar as suas passagens.

A TAP pratica stopover tanto em Lisboa como no Porto. E a American Airlines oferece o serviço gratuito nas cidades de Miami, Nova York, Dallas / Fort Worth e Los Angeles, na ida ou na volta.

Quem optar por voar pela Emirates tem a possibilidade de conhecer Dubai com uma paradinha grátis, ao passo que a Tuskish oferece o serviço na capital turca, Istambul.

Confira outras companhias que oferecem o serviço:

Air Canada – Toronto

Avianca – Bogotá

Copa Airlines – Cidade do Panamá

Ibéria – Madri

Malaysia Airlines – Kuala Lumpur

Qtar Airways –Doha

Singapore Airlines – Cingapura

South African Airways – Joanesburgo

E a minha bagagem?

Esse é outro detalhe importante, que vale ficar atento no momento da compra das passagens.

Como algumas companhias encaminham a sua mala despachada diretamente para o destino final, para evitar dores de cabeça verifique essa informação antes do embarque. E, se for o caso, leve pelo menos uma troca de roupa na sua bagagem de mão.

Revisado por Tarcisio Junior

Fonte: E-Dublin