Universidades colombianas ampliam alianças com instituições brasileiras

12/03/2013 - 00:01h

Os reitores de 58 Universidades colombianas ampliaram nesta segunda-feira as alianças de Intercâmbio com instituições de educação superior de São Paulo através de novos acordos e da expansão dos já existentes, informou uma fonte acadêmica.

A missão de reitores colombianos, que permanecerá no Brasil até quarta-feira, se reuniu na Universidade Mackenzie com representantes das principais universidades de São Paulo, informou o site do setor educacional CGC. Participaram do encontro membros da USP, Unicamp, Unesp, Unifesp e Senai.

"O objetivo é fomentar a inserção da educação superior colombiana em um contexto internacional, mediante a consolidação de redes e espaços de conhecimento em nível regional e internacional", assinalou Jesús Andrés López, assessor de Assuntos Internacionais do Ministério Da Educação da Colômbia.

A iniciativa procura fortalecer os acordos para o financiamento de programas de intercâmbio e pesquisa científica, além da cooperação entre universidades dos dois países.

A Colômbia é um "país muito importante para o Brasil e tem universidades de alta qualidade, é um país que se parece com o Brasil em ambos os campos e compartilha a biodiversidade da Amazônia", indicou o conselheiro da embaixada brasileira em Bogotá, Alessandro Candeas.

Em 2013, a Colômbia, com 43,2% das bolsas de estudos, será o país mais beneficiado pelo programa brasileiro para estudos de pós-graduação em universidades daqui.

O grupo Coimbra, que reúne 50 instituições federais e estaduais brasileiras, assinou um acordo com a Associação Colombiana de Universidades que permitiu nesse ano elevar a mais de 1.200 o número de Universitários colombianos no Brasil.

Fonte: Terra