Alunos apresentam pesquisas sobre a prevenção

de doenças crônicas na Exponutri 2012

23/08/2012 - 13:07h

Exponutri 2012

Um terço dos principais tipos de câncer pode ser evitado com alimentação adequada. Essa informação estimulou alunos e professores na escolha de temas apresentados durante a Exponutri 2012. Na sua décima nona edição, o evento expõe pesquisas feitas por estudantes do segundo e terceiro ano do curso de Nutrição sobre prevenção de doenças crônicas.

Além da exposição e apresentação oral dos trabalhos, o evento traz palestrantes que tratarão de temas de atualização profissional. Na quinta-feira será apresentado o tema Desafios da Indústria de Alimentos no Desenvolvimento de Produtos e na sexta-feira DCNTs; Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e Nutricionais.

Neste ano, os alunos foram divididos em grupos e cada equipe ficou responsável por um tema. Enquanto as turmas do segundo ano pesquisaram sobre alimentos na prevenção de câncer, os grupos do terceiro examinaram como a Nutrição pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis. Todas as pesquisas foram baseadas em informações científicas.

Até quarta-feira os alunos apresentarão esses trabalhos, tanto em forma de pôsteres, como por meio de seminários, e ainda responderão as duvidas dos interessados que passarem pelo local. Mas não é apenas a comunidade externa que se beneficia da Exponutri.

Os alunos que participam com pesquisas também são beneficiados de muitas formas. Além de exercitar o trabalho em grupo e a criatividade ,os futuros nutricionistas têm a chance de conhecer e se aprofundar sobre temas atuais e relevantes para a profissão.

“A gente vê o comprometimento dos alunos com o estudo e com o tema de pesquisa especifico”, afirma Margareth Lage, professora do curso e membro da comissão da Exponutri 2012. Segundo ela, através dos trabalhos os alunos puderam perceber quanto a nutrição influencia na prevenção de doenças, como câncer, hipertensão e diabetes.

Fonte: São Judas
Tags: