Enem Unip
Ser Universitario
 
STONE
 

Alunos de Direito da UNITAU

participam de competição internacional

09/01/2014 - 12:28h

Trabalho dos estudantes será analisado por membros da Corte de Haia

 A Universidade de Taubaté (UNITAU) é a primeira Instituição do Vale do Paraíba a participar do Philip C. Jessup Internacional Law Moot Court Competition (Jessup Competitions), competição de Direito Internacional, que acontecerá entre 12 e 15 de fevereiro, na Universidade Federal de Salvador, na Bahia.

A competição tem como tema a Arbitragem, área do Direito que busca a solução de conflitos pela via não judicial. Os grupos receberam um caso hipotético, para o qual deverão propor uma solução – o processo todo será realizado em língua inglesa. Os casos serão avaliados por membros da Corte Internacional de Justiça, cuja sede está localizada em Haia, na Holanda.

O Jessup Competitions foi criado em 1960, na Universidade de Harvard, e é organizado pela International Law Students Association (ILSA). Neste ano, estudantes de Direito criaram o Chapter UNITAU, associação vinculada à ILSA, para reunir alunos interessados na área.

Para o Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, Pró-reitor de Extensão da UNITAU, os alunos precisam vivenciar situações nas quais possam exercer a futura profissão. “O estudante que participa, discute questões sobre direitos humanos em nível local, regional e internacionalmente, contribui para uma melhor formação na área de Direito, humaniza o processo.”

A Profa. Ma. Carmen Coutinho, que leciona a disciplina Direito Internacional e é coach dos alunos da competição, afirma que a Arbitragem é uma área em expansão. “Temos que preparar os alunos para desenvolver a Arbitragem como forma de solução de conflitos, assim podemos agilizar o processo no Brasil.”

Os alunos Matheus Mello Nobre de Jesus, Bruna Caroline Suzigan Burdulis Lanzilotti, Ana Paula Ferreira Machado e Pedro Augusto Fondelo Silva representarão a UNITAU nesta etapa da competição.

Os grupos vencedores participarão da próxima etapa, em Viena, na Áustria.


Fonte: Unitau
Tags:
Visa dia dos Pais