O Liceu Campinas recebeu no último dia 27 de fevereiro, o Prof. Álvaro Sanchez Bravo, da Universidade de Sevilha, Espanha, para a Aula Inaugural do curso de Direito.
O prof. Bravo falou sobre os Direitos Humanos e Meio Ambiente. Questionou o sistema capitalista e a globalização como responsáveis pela crise européia, ironizou a ditadura ainda remanescente, citando China e Venezuela como exemplos, e deixou claro que o capital e o lucro ainda são os únicos responsáveis por todo o movimento mundial, não apenas no cenário econômico e político, mas também nas questões ambientais.

O prof. Álvaro Bravo colocou o Protocolo de Kioto na berlinda em vários momentos, por algumas definições ainda bastante atreladas e comprometidas com o capital.
Também não poupou o Brasil, por não conseguir honrar nem a água para toda a sua população. E ainda sobre o Brasil e a questão do meio ambiente, dos direitos humanos e da justiça social, citou a exploração dos recursos da Amazônia por todo tipo de invasão comercial e negócios escusos; a exploração do Nordeste pelo turismo que se apropria dos recursos naturais e depois cobra caro aos visitantes estrangeiros e ricos por seu usufruto, deixando a população local sem os recursos naturais e sem a diversão.
Nem a Copa Mundial de Futebol e tampouco os Jogos Olímpicos foram poupados das críticas do professor espanhol, pelos investimentos bilionários, que para alguns dias de utilização estão sacrificando e desapropriando a população dos locais, a exemplo recente do Pinheirinho em São José dos Campos, SP.
Fez também uma profunda reflexão sobre o consumismo desmedido que por um lado sustenta e garante a manutenção da globalização do capital e, por outro, solapa o meio ambiente, favorece a exploração do trabalho dos mais pobres: homens, mulheres e crianças em todas as nações.
O prof. Bravo ainda convidou o UNISAL, na pessoa do Coordenador do curso de Direito, Prof. Marcelo Augusto Scudeler, e da Prof. Dra. Luciana Caplan, que compôs a mesa e foi aluna do palestrante na Universidade de Sevilha, a produzir uma publicação acadêmica sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente em conjunto com a Universidade de Sevilha.
O Prof. Alvaro Sanchez Bravo é Juiz, Doutor em Direito, Professor da Universidade de Sevilha na Espanha, Presidente da Associação Andaluza - organização não governamental.Com mais de uma dezena de livros de sua autoria e outras publicações em defesa dos recursos ambientais, políticas públicas e demandas sociais. O professor Álvaro Sanchez Bravo é um dos maiores especialistas em recursos hídricos subterrâneos na Europa.