Aula Magna de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO aborda a carreira

A Profissão do Presente

15/06/2015 - 09:44h

Untitled Document

“A Profissão do Presente” foi o tema escolhido para a Aula Magna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), realizada no dia 9 de junho, com a participação do Prof. Dr. Aníbal da Fonseca Santiago como conferencista convidado.

“Os cursos de Engenharia Ambiental são bem recentes no Brasil, os mais antigos devem estar completando uns 17 anos, e ainda é uma área vista pela imprensa como a ‘profissão do futuro’. A pretensão deste encontro é justamente mostrar aos estudantes que, na verdade, esta é uma profissão do presente”, adiantou o palestrante. O Prof. Aníbal é doutor em Engenharia Civil (UFV), mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP) e engenheiro Ambiental e Sanitário (UFV). Professor da UFOP, com experiência em tratamento simplificado de águas residuárias, produção de biomassa algal e reutilização de água, ele ainda participa de grupo de estudos sobre transporte de sedimentos e nutrientes de bacias hidrográficas.

O estudante Flávio de Carvalho Oliveira, do nono período, pretende trabalhar na área de reflorestamento e concorda que esta é uma área que já encontra demanda em diversas esferas. Ele acredita que “boa parte da crise financeira que estamos passando foi originada por problemas de planejamento em relação à água, por isso atribuo ao mercado financeiro, por exemplo, esta importância de seguir a linha de pensamento da Engenharia Ambiental, que é reduzir, reutilizar e reciclar”, exemplificou o acadêmico.

“É realmente uma profissão do agora e, como coordenadora, posso afirmar que o nosso curso é o melhor da região e conta com um espaço aberto a discussões, troca de experiências e crescimento”, garantiu a professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção do UNIFESO.

Fonte: Unifeso
Tags: