Aula prática da Nutrição

demonstra as etapas de processamento do iogurte

18/10/2013 - 10:08h

Os alunos da disciplina Técnica de Alimentos, do 4° semestre do curso de Nutrição, participaram de uma aula prática, no dia 9, administrada pelo professor Dag Mendonsa Lima, em que fizeram uma preparação para a obtenção de iogurte por meio do processo de fermentação a partir do leite, numa ação realizada por microrganismos.

O iogurte se distingue dos outros produtos fermentados por seu aroma típico e agradável, atribuído à presença de quantidades suficientes de acetaldeido, como principal componente do aroma. O sabor ácido refrescante é atribuído à presença de ácido lático.

“Um iogurte de boa qualidade deve apresentar uma consistência adequada, coágulo firme, textura cremosa, sabor e aroma característicos e ser isento de separação de soro”, explica o professor.

Os pontos associados com a obtenção de um iogurte de boa qualidade envolvem: composição do leite ou mistura básica, processo de fabricação e cultura utilizada (fermento lático).

Os alunos puderam observar as principais etapas do processamento do iogurte: seleção da matéria-prima e preparo da mistura, homogeneização, tratamento térmico, inoculação, incubação, resfriamento, embalagem e estocagem.

Fonte: Faj
Tags: