Bispos celebram os 60 anos

a presença Salesiana no Ensino Superior.

27/04/2012 - 10:36h

Os 60 anos da presença Salesiana na Educação Superior foram comemorados na noite de 24 de abril, no UNISAL Lorena, com a presença de cerca de 40 bispos de diferentes regiões do Brasil. A Inspetoria Salesiana de São Paulo fez questão de comemorar a data com os bispos, em função do que representam os 60 anos, um marco na história dos salesianos e da educação brasileira, como lembrou o Inspetor Padre Edson Donizetti Castilho. Há 60 anos, no dia 12 de março de 1952, os salesianos fundaram a Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena. Foi a primeira faculdade do Vale do Paraíba e a segunda do Estado de São Paulo. As festividades tiveram início com a missa, às 19 horas no Santuário São Benedito, e concelebrada por 18 bispos, a maioria salesianos. O presidente da celebração foi Dom Bonifácio Piccinini, bispo emérito de Cuiabá, aluno da primeira turma da Faculdade Salesiana de Lorena. Os demais bispos convidados para a comemoração também se apresentaram aos fieis, no final da celebração, e, em seguida, seguiram para a Quadra Coberta, onde foi servido o jantar. Já na Quadra, falaram aos convidados o Diretor de Operações do UNISAL Lorena, Prof. Dr. Fábio Reis, o Reitor do UNISAL, Padre Ronaldo Zacharias, o Inspetor Padre Edson Donizetti Castilho, e o Bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos. Todos destacaram a importância da data para os salesianos e a alegria de comemorá-la junto com os “Pastores da Igreja”, como disse Padre Edson. Padre Edson homenageou os salesianos que trabalharam pela criação da faculdade, dentre eles o Padre Mário Bonatti, que até hoje atua no UNISAL Lorena, onde já foi professor, e estava presente na festa. Os bispos elogiaram o trabalho dos salesianos junto aos jovens e manifestaram seu contentamento por participar da comemoração. Além dos bispos, estavam presentes assessores, salesianos, a Prefeita de Cruzeiro, Ana Karen, o Secretário de Cultura de Lorena, Caio de Andrade, representando o prefeito Marcelo Bustamante, as Pró-reitoras Acadêmica, Romane Fortes Bernardo, e de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, Regina Jantke, Coordenadores de curso e Gestores do UNISAL Lorena, e representantes da imprensa local, entre outros convidados.

Fonte: Unisal
Tags: