Blogs são analisados por aluna da UNITAU em projeto de pesquisa

Projeto é um dos trabalhos que serão apresentados no CICTED

01/10/2013 - 14:45h

A estudante Nathália de Oliveira Nascimento, do segundo ano do curso de Jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), desenvolve um projeto de Iniciação Científica sobre informações divulgadas na internet. A pesquisa é um dos trabalhos que serão apresentados no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), realizado pela UNITAU entre os dias 15 e 19 de outubro.

Para realizar o projeto, a aluna escolheu analisar publicações dos jornalistas Paulo Vinícius Coelho (PVC), Ricardo Kotscho, Lilian Pacce e Rubens Ewald Filho, que mantêm blogs, mas que já atuavam, anteriormente à criação dos endereços eletrônicos, na mídia impressa e na televisão.

“Escolhi esses quatro jornalistas, pois já acompanhava seus blogs há algum tempo e também pela importância e credibilidade que têm na mídia digital e na mídia tradicional”. Os blogs que ela pesquisou são: ESPN PVC, Balaio do Kotscho, Lilian Pacce e Críticas sobre filmes (de Rubens Ewald Filho).

A ideia de realização da pesquisa surgiu após ela comentar com o Prof. Dr. Robson Bastos seu interesse por projetos de Iniciação Científica. “Eu queria participar de um projeto e não tinha uma ideia concreta. Falei com o professor sobre meu interesse por mídias digitais e ele me orientou sobre como eu poderia realizar uma pesquisa na área.”

A pesquisa ainda não está completa, mas já tem os resultados parciais. Chegou-se à conclusão parcial de que esses profissionais têm a confiança do público, pois têm reconhecimento nas mídias em que já atuavam. “O trabalho desenvolvido na televisão, nos jornais, nas revistas ou no rádio é levado em consideração, portanto se um jornalista não tiver uma atuação avaliada como positiva na mídia antiga não terá credibilidade em seu blog.”

Nathália também observou que o número de acessos no blog e o portal no qual ele está hospedado influenciam o leitor. “Os portais dos grandes meios de comunicação são mais populares e atraem mais público por serem bastante conhecidos.”

O CICTED será realizado pela UNITAU entre os dias 15 e 19 de outubro, e tem por objetivo incentivar os estudantes a se envolverem no meio científico, além de promover a produção e a divulgação de conhecimento, tanto para o público interno quanto para o externo.

Fonte: Unitau
Tags: