Ser Universitario
 
 

Chrome, Firefox e IE:

eles lutam pela liderança

06/02/2012 - 09:51h

Segue grande a concorrência entre os 3 navegadores mais conhecidos: Google Chrome, Mozila Firefox e Internet Explorer, que continuam evoluindo em busca de novos usuários. E nessa briga acirrada, o Chrome saiu na frente, mas o Firefox tenta recuperar o espaço perdido. A Mozilla lançou no início dessa semana o Firefox 10, ainda na versão beta. A novidade da empresa é o primeiro passo na tentativa de retomada do segundo lugar entre os navegadores mais utilizados do mundo, perdido recentemente para o Chrome, do Google. Com a política de lançar uma atualização a cada seis semanas, a nova versão pretende sanar as reclamações dos usuários, principalmente quando se trata do gerenciamento de complementos, que agora se concentra na loja de downloads da Mozilla – até as versões anteriores, cerca de 75% das extensões eram encontrados fora da loja oficial. A preocupação do Firefox em evoluir tem motivo. Na última pesquisa sobre navegadores promovida pela empresa StatCounter, o rival Chrome alcançou o segundo lugar no ranking de browsers mais utilizados no mundo e, de quebra, ainda diminuiu a distância para o Internet Explorer – primeiro na pesquisa. Atualmente, o IE possui 37,6% de fatia de mercado contra 27,9% e 25,4% do Chrome e Firefox, respectivamente, em um universo com cerca de 800 milhões de usuários. Especialistas acreditam que a grande diferença entre o navegador da Microsoft e os demais é o fato que o navegador já vem instalado nos computadores com Windows e não tem remoção simples pelo Painel de Controle, como os demais aplicativos. Segundo medição recente da NetApplications, o Chrome sofreu uma estagnação na sua escalada rumo ao IE. O motivo foi a grande repercussão do escândalo de publicidade que veio à tona no início de janeiro, quando dois pesquisadores de notícias de marketing identificaram uma série de blogs com posts patrocinados pela gigante de buscas que violavam as suas próprias regras para web.

Fonte: Impacta
Tags: