Congresso internacional de construção

Novos conhecimentos arquitetônicos no Brasil

11/10/2013 - 15:54h

Aluna do terceiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), Nislene da Silva Claro, de 20 anos, participou do 1º Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira (HCLB), realizado em setembro no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Vitória – ES.

Nislene apresentou a pesquisa intitulada "A face das construções: ornamentação arquitetônica em São Luiz do Paraitinga", realizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UNITAU), sob orientação do Prof. Dr. George Gutlich.

O Congresso, realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, contou com diversas atividades, como palestras e mesas-redondas com profissionais e alunos. Participaram do evento arquitetos, engenheiros, arqueólogos, historiadores, sociólogos, economistas e estudantes, como Nislene, que se apresentou com o professor orientador, sob a coordenação do Prof. Dr. José de Monterroso Teixeira (Universidade Autónoma de Lisboa).

“Foi uma experiência muito boa poder participar do Congresso e poder conhecer melhor a minha área acadêmica, além de estar na cidade de Vitória, que é muito linda”, relata Nislene, que durante sua estadia, visitou importantes edifícios, entre eles a Igreja de Nossa senhora do Rosário, o Theatro Carlos Gomes, a Capela Santa Luzia e a Igreja de São Gonçalo.

Para Nislene, os destaques da participação no Congresso foram: ter acesso a todo o conteúdo sobre a arquitetura luso-brasileira discutida no evento, conhecer mais sobre o gosto arquitetônico trazido pelos colonizadores portugueses e ter a experiência de participar e publicar um trabalho num evento deste porte. “A participação neste congresso ampliou meus conhecimentos em relação ao tema, e foi um grande incentivo para continuar na vida acadêmica como pesquisadora”, conclui.

Fonte: Unitau
Tags: