CONIC premia melhores trabalhos de Iniciação Científica

12/12/2012 - 08:01h

Anualmente o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) realiza o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC). A décima segunda edição do evento aconteceu nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro na Universidade São Judas e recebeu estudantes de diversas regiões do Brasil.

A abertura do evento contou com a participação de Cecilia Tavares, Francisco Portela e Rodrigo Capelato diretores do SEMESP e os professores Luis Antonio Bafile Leoni e Angelo Sebastião Zanini, diretores da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde e Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas, respectivamente.

“Falar sobre a importância da Iniciação cientifica é reafirmar que as atividades de pesquisa nos cursos de graduação constituem a melhor forma de introduzir os estudantes à futura prática científica,” declarou o professor Leoni na abertura. Segundo ele, um dos objetivos mais claros dos projetos de iniciação científica é formar pesquisadores. “Espera-se, principalmente, que parte desses alunos continue a produzir conhecimento por meio de pesquisas próprias após o término do curso.”

No último dia do evento, aconteceu a premiação dos cinco melhores trabalhos concluídos, e cinco melhores em andamento. Também foi concedido um prêmio especial ao aluno Kleber Felipe Alberto Reis da Silva da FMU. Orientado por Daniel Granato o estudante versou sobre a Otimização da Atividade Antioxidante e Extração de Compostos Bioativos De Folhas ee Erva-Mate Tostada (Ilex Paraguariensis) Usando a Metodologia de Superficie de Reposta.

Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental foi entregue ao trabalho Transporte Marítimo: Os Impactos Causados Pela Água de Lastro, elaborado pelos alunos da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba Aline da Silva Macedo, Inês das Dores Soares e Rodrigo Santiago Santos e orientado por Walter Aloísio Santana.

Conic

Fonte: São Judas