Crítico de cinema Cesar Zamberlan ministra workshop

no Ciclo de Estudos em Comunicação

14/09/2012 - 07:38h

No primeiro dia do Ciclo de Estudos em Comunicação, os estudantes participaram do WorkshopCrítica de Cinema, realizado pelo professor e crítico, Cesar Zamberlan. O tema atraiu tanto alunos do curso de Jornalismo como das outras habilitações de Comunicação Social, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.

Formado em Jornalismo e em Letras, Cesar trabalhou no Diário Popular e na Revista 89 e exerce a atividade de crítico de cinema há 20 anos. Atualmente é editor da Revista Interlúdio e leciona na Universidade São Judas Tadeu.

Para falar do universo da crítica, o professor considerou primeiramente trechos de A arte de amar de Jean Douchet, um dos principais textos sobre o ofício de crítico e um dos mais debatidos no mundo. Em seguida, falou sobre alguns marcos da história do cinema mundial e revelou o que, na opinião dele, é necessário para se tornar um bom crítico.

Com base no texto de Douchet, Cesar diz que alguém que queira trabalhar com crítica cinematográfica deve necessariamente gostar muito do que faz. “Como alguém pode fazer uma crítica ou trabalhar como crítico se para ele o cinema não tem sabor?”

Outra característica essencial, segundo o professor, é ter um bom repertório. “O trabalho do crítico não começa vendo o filme. É preciso estar bem informado, para, a partir do filme visto, estabelecer relação com o repertório que construiu há um bom tempo.”

Crítico de cinema Cesar Zamberlan

Fonte: São Judas