Ser Universitario
 
 

Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO

investe em atividades de campo

03/07/2014 - 16:31h

Estudantes e professores do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) vêm compartilhando grandes experiências em dias de campo, conhecendo na prática atividades da área. Em maio, os acadêmicos estiveram em exposições no Museu Nacional e no Jardim Botânico. Além das atividades, os estudantes receberam na Instituição especialistas convidados para o Café Científico.

 

No dia 18 pela manhã, o tour na capital começou com a exposição itinerante sobre as espécies encontradas nas ilhas Cagarras, seguindo para o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, onde puderam apreciar as coleções permanentes do local. Na chegada foram recebidos por atores que encenavam a família real e depois percorreram o museu acompanhados da professora Thereza Lopes e pelo professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso. “Visitamos a exposição da Revolução das Plantas, a coleção de insetos do Departamento de Entomologia, a exposição Kumbukumbu - África, Memória e Patrimônio, Dinossauros do Sertão e Redescobrindo a Casa do Imperador”, contou o professor Carlos Alfredo.

 

À tarde a parada foi no Jardim Botânico, onde os estudantes conheceram as diversas alamedas. Eles visitaram também o jardim sensorial, palmeiras imperiais, jardim japonês, estufa das plantas insetívoras, orquidário e bromeliário. De acordo com o professor Carlos Alfredo, “nossos alunos conheceram várias espécies da flora brasileira, entre elas a vitória-régia com suas bonitas flores e o pau-brasil (onde observaram no seu tronco a cor vermelha que lembra uma brasa), e ainda avistaram o jacu, cágados tigres-d'água, tucanos e macacos”.

 

Para a estudante Agnes Maria Cupertino, “estas experiências em campo são de grande importância para a nossa formação, fazendo com que o aluno perceba e tenha certeza da área em que quer atuar. Sendo ainda uma forma de interagir mais com os professores, as aulas se tornam mais dinâmicas e atraentes, aumentando nosso conhecimento. A prática dessas aulas em campo pode até favorecer futuros contatos e leva o aluno a perceber um mundo maior do que aquele vivido só em sala”.

 

Café Científico

Promovido pelo curso de Ciências Biológicas semanalmente, o Café Científico recebeu no dia 9 o professor e paleontólogo Estanislau Kostka Pinto da Silveira, que ministrou a palestra “Da Eosipnopteryx brevipenna a mellisuga helenae: uma viagem evolucionária (evolução das aves)”. No dia 16 o tema foi “A importância do biólogo no Plano Diretor Municipal”, tratado pelo engenheiro agrônomo José Luiz Natal Chaves, que também é professor do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO.

 Legenda:
Foto Atividades Ciências Biológicas UNIFESO

 



Fonte: Unifeso
Tags: