Ser Universitario
 
 

Curso de Direito do UNIFESO discute a produção da delinquência

A epidemia que exerce uma forte pressão sobre os adolescentes

15/06/2015 - 09:30h

Untitled Document

No dia 3 de junho aconteceu a mesa redonda “A Produção da Delinquência”, voltada a estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e profissionais de Direito. O evento contou com a participação do assistente social e conselheiro em dependência química João Batista Gonçalves Ferreira; da enfermeira neonatologista e especialista em dependência química Jane Bispo Martins Ferreira; e da assistente social Elza Pacheco. As debatedoras foram as professoras Ana Brasílio, dos cursos de Medicina, Enfermagem e Direito; e Tania Barone, do curso de Direito. 

De acordo com a professora Ana Brasílio, “o tema vem de um componente curricular a partir de um texto do filósofo francês Michel Foucault, que trata da filosofia da diferença que ele trabalha no livro “Vigiar e punir” e o conceito de delinquência”, explicou. O evento faz parte dos seminários da psicologia jurídica que estão servindo para debate de temas curriculares dentro e fora do campus. “Já tivemos grupos que se apresentaram na prefeitura e nas Unidades Básicas de Saúde para falar sobre temas como a violência contra a mulher, por exemplo”, destacou a professora. 

O convidado João Batista Gonçalves Ferreira levou aos estudantes uma abordagem da dependência química. “Sabemos que isso hoje é uma epidemia que exerce uma forte pressão sobre os adolescentes”, constatou. Como presidente do do Projeto Kairós, ele também expôs as ações e suas experiências com a associação, que tem como finalidade “atender pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas visando não só o tratamento mas a reintegração do indivíduo, realizando atividades com crianças, adolescentes e adultos, oferecendo cursos de informática, artesanato, palestras, com trabalho de prevenção. É um trabalho voltado à cidadania”, explicou João Batista.


Fonte: Unifeso
Tags: