Curso de Pedagogia realiza 3º Seminário

sobre o Cotidiano Pedagógico e Escolar.

11/09/2012 - 10:30h

O curso de pedagogia da Unidade São Paulo/Santa Teresinha realizou, no dia 25 de agosto, o 3º Seminário sobre o Cotidiano Pedagógico e Escolar.

A responsável pelo Seminário, Profa. Cida Sarraf, explica que o principal objetivo do evento é ampliar a compreensão sobre a atuação profissional do pedagogo, sua identidade e o diálogo com diferentes áreas de conhecimento, atuação e pesquisa.Seminário

Nessa edição, o tema abordado pela palestrante Mara Cristina Rodrigues Dias foi “Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores – Literatura na sala de aula”.
Adotando uma atitude dialógica, a Profa. Mara Dias iniciou sua exposição com um relato sobre o seu percurso como leitora:  dos primeiros gibis comprados na banca de jornal até sua trajetória acadêmica e profissional.

Em seguida, revisitou a história da literatura infantil no  Brasil desde Monteiro Lobato, primeiro autor a se dedicar efetivamente às crianças, passando pelos “filhos” de Lobato - Ruth Rocha, Ziraldo, Ana Maria Machado, Tatiana Belinky, entre outros  - até os dias atuais, quando a intensa produção contemporânea coloca-nos frente ao dilema da “escolha”. Nesta perspectiva, trouxe a reflexão sobre a “literatura” que permite “os vazios” que levam o pequeno leitor a pensar, a criar, a imaginar.

Com esse repertório inicial, o público pode acompanhar as propostas de práticas de leitura possíveis na sala de aula na direção do encantamento e da formação do sujeito leitor.

Fonte: Unisal
Tags: