Doutor Hermes Ferreira Balbino fala das

razões para discutir o Esporte Educacional

29/03/2012 - 12:21h

Crianças não são adultos em miniaturas, por isso, o tipo de treinamento esportivo deve ser diferente do tipo aplicado em adultos. Estefoi um dos tópicos levantados na palestra Razões para discutir o Esporte Educacional que fez parte do VIII Encontro de Pesquisadores da Motricidade Humana e III Seminário Clube Escola. Quem falou sobre o tema foi o doutor Hermes Ferreira Balbino, docente da Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). O palestrante enfatizou a ideia de que as crianças não devem ser estimuladas a sistemas de competição de adultos e que a vitória, embora seja gratificante, não deve ser levada como o único objetivo de uma prática esportiva. “As pessoas quando jogam gostam de se sentir presentes ali. Por isso é frustrante para alguém que está em um time quando não recebe a bola para jogar. Ele não se sente importante no jogo”, relata o doutor Hermes. Por isso, segundo ele, é necessário criar competições em que todos estejam presentes funcionalmente. Além de falar sobre a importância de refletir o esporte educacional, o palestrante citou alguns dos desafios presentes nos esportes. No final da apresentação, Hermes também falou dessa relação com os esportes de alto rendimento. Outros debates também foram levantados no evento. O VIII Encontro de Pesquisadores da Motricidade Humana e III Seminário Clube Escola aconteceram no dia 19 de março na unidade Mooca. Foram convidados palestrantes de Instituições como a UNESCO-Brasil, SEME (Secretaria Municipal de Esportes) e Instituto Ayrton Senna. Além de estudantes da São Judas o encontro também contou com participação de pessoas de fora, como funcionários da Prefeitura de São Paulo.

Fonte: São Judas
Tags: