Duelo de Titãs: Apple e Google

já preparam o terreno para a próxima batalha

06/01/2014 - 07:20h

Por Adam Junqueira

car05

A batalha mais importante do mundo da tecnologia nos últimos anos vem sendo o embate épico entre as plataformas móveis do Google e da Apple – Android e iOS, respectivamente – pela maior fatia dos mercados de smartphones e tablets. Mas no primeiro dia de 2014, o colunista George Anders descreveu em um artigo da Forbes como as duas empresas estão “se armando” para a próxima grande disputa, que promete atingir proporções muito maiores do que a batalha pelo mobile.

Ao que tudo indica, o próximo cenário dessa disputa será a indústria automobilística. Anders revela em seu artigo que o Google já tem preenchidas astronômicas 310 patentes de possíveis softwares para carro, enquanto a Apple tem cerca de 35 documentos desses.

Entre tantas patentes interessantes, uma que chama a atenção é a do Google que visa “modificar o comportamento de veículos autônomos baseando-se na previsão de comportamento de outros veículos”, que lembra muito o trabalho por trás do Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma (CaRINA), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), de São Carlos – SP. O carro brasileiro, controlado por dois computadores e equipado com sensor a laser, câmeras e GPS, foi projetado para interagir com os cenários ao seu redor, mantendo distância segura de outros veículos, traçando rotas, identificando semáforos no caminho e respeitando as leis de trânsito. O carro, por sinal, se tornou um hit da internet nacional ao “atropelar” a apresentadora Ana Maria Braga ao vivo, durante uma demonstração no programa Mais Você.

O Google também preencheu o pedido para patentes de um sistema que permite a criação de “imagens panorâmicas na direção para qual esteja dirigindo” e um sistema de “controle automotivo baseado em gestos”.

Por outro lado, ainda não há nada revelado sobre as patentes que a Apple requereu. O que está claro é que a empresa tem ambições semelhantes à concorrente e já atraiu a atenção de montadoras como BMW, Ford Motor e Daimler AG.

O terreno está sendo preparado para esta grande disputa, mas o que fica bem evidente com essa novidade é que podemos esperar que no futuro as duas gigantes da tecnologia lutem por nosso favoritismo em tudo, desde telefones, passando por TVs até carros.

Fonte: Impacta
Tags: