Ser Universitario
 
 

Economista-chefe do Bradesco

fala da desaceleração da economia brasileira

10/08/2012 - 12:36h

São Judas Ciências Econômicas

Até quinta-feira 09 de agosto, acontece no auditório térreo da unidade Mooca a Semana de Ciências Econômicas 2012. Para noite de abertura, os organizadores convidaram o Superintendente Executivo e Economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato Barbosa.

O tema apresentado na palestra foi Será que o Brasil perdeu o seu brilho? Cenários para um mundo em transformação. O economista falou sobre a desaceleração da economia brasileira e apontou alguns dos motivos dela acontecer.

Fernando trouxe diversos dados, entre eles as Taxas de Investimentos, Produção Industrial e o Endividamento das famílias nos últimos anos. Em seguida, fez um comparativo da economia brasileira com outros países e apontou que a desaceleração não foi exclusividade do Brasil e que o mundo todo desacelerou ao longo dos últimos meses.

Segundo o palestrante, mais da metade da desaceleração foi causada pela necessidade de controlar a inflação de 2010. Mesmo assim, Fernando mostrou que “os fundamentos da economia brasileira ainda são bons e, em muitos casos, bem melhores do que no resto do mundo, mas temos um longo caminho adiante para crescer de forma sustentada, sem desequilíbrios.”

Além da desaceleração, o palestrante falou sobre o que gera crescimento no longo prazo. Todos os dados apresentados na palestra estarão disponíveis em breve no site do curso. Quem quiser participar dos próximos debates pode conferir a programação completa da Semana. Outros profissionais, como Mauricio Benvenuti da XP Investimentos e Jaime Diaz também são aguardados.

 


Fonte: São Judas
Tags: