Encontro de Biologia

traz exibição de filme sobre Darwin

22/06/2012 - 10:26h

Alunos e professores do curso de Ciências Biológicas se reuniram, na última segunda-feira (11), para assistir o filme O desafio de Darwin. A exibição fez parte do Encontro de Biologia, evento que está se tornando tradicional na Universidade.

Esta é a terceira vez que o Encontro acontece na São Judas. Em outras ocasiões, trouxe para os alunos um curso sobre biologia e conservação de tubarões e outro sobre invertebrados marinhos. A exibição teve como proposta apresentar conceitos da Biologia, abordados nas diversas disciplinas, e levantar um debate sobre o conteúdo do longa-metragem.

O desafio de Darwin trata de um período da vida do naturalista britânico Charles Robert Darwin anterior a publicação de A Origem das Espécies. Depois de receber cópias do trabalho de Alfred Wallace, Darwin tenta juntar provas para mostrar que seu livro antecipou as teorias do colega cientista. Produzido pela National Geographic o filme foi feito originalmente para a TV e é ilustrado com diversas cenas da natureza retiradas de documentários.

Depois da exibição, os presentes discutiram sobre a trama e como o filme apresenta os conflitos que Darwin enfrentou antes da publicação do livro. Inclusive os participantes fizeram um comparativo com outro filme, Criação (Creation) de 2009, que também traz, com mais profundidade, a temática.

Os organizadores esperam realizar outros Encontros e outras exibições de filmes. Está previsto para o mês de agosto, ainda sem data definida, um quarto evento que falará do uso de Excel aplicadoem Ciências Biológicas.

Fonte: São Judas
Tags: