Estudante do quarto ano de jornalismo lança livro

e dá dicas para quem quer escrever

15/03/2012 - 10:16h

Karina Dias é o pseudônimo de Eliana Natividade, estudante do quarto ano de Jornalismo. As vésperas do lançamento da sua ficção Diário de uma garota atrevida, Eliana explica como o curso tem contribuído para o desenvolvimento dos seus livros e dá dicas para aqueles que querem escrever suas histórias. A estudante começou escrevendo para internet, sem compromisso algum, e naquele tempo optou por assinar como Karina. “Eu nem imaginava que um dia iria publicar um livro. Se eu pudesse voltar atrás, não teria usado um pseudônimo, teria utilizado meu nome mesmo”, conta. Eliana diz que, para ela, escrever é uma necessidade e por isso quer continuar a carreira literária. Contudo, explica que seu desejo mesmo é trabalhar na área de jornalismo, pois não tem a pretensão de sobreviver apenas com os seus livros, e jornalismo é a sua profissão Conta também que o curso tem ajudado bastante, principalmente na pesquisa. “Se o personagem é um médico, por exemplo, o escritor não vai conseguir escrever sem antes fazer uma apuração, ir a hospitais e observar os médicos”. As experiências adquiridas na Faculdade mostraram a importância de conhecer bem um assunto antes de falar sobre ele. Para aqueles que querem escrever um livro a estudante dá a dica: “Escrevam. Ninguém nasce pronto, você vai se moldando com o tempo.” Segundo a autora é preciso vencer o medo e o bloqueio e encarar o papel em branco. É importante escrever tudo o que vem a cabeça e depois editar o material, tirando aquilo que não funciona. “Nem tudo que a gente escreve é publicável, mas ajuda amadurecer as ideias, a escrita e o estilo”, afirma Eliana. O lançamento do livro está marcado para o dia 8 de março, data conhecida Internacionalmente como o Dia da Mulher. “O livro fala de mulher o tempo inteiro, a maior parte das personagens são mulheres e por isso o lançamento foi planejado para acontecer nesse dia”. Este é o segundo livro publicado pela aluna, que também escreveu Aquele dia junto ao mar.

Fonte: São Judas
Tags: