Estudantes de Direito expõem pesquisas

Aborto e liberdade assuntos apresentados

16/10/2013 - 10:19h

Direito Unitau

As atividades do II CICTED (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento), realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU), acontecem durante esta semana, entre os dias 15 e 19 de outubro, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Além de oficinas, mesas-redondas, palestras, seminários e simpósios, haverá exposições e apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos por alunos de diversos cursos da UNITAU. Entre eles estão os projetos dos graduandos em Direito.

“Liberdade de pensamento e expressão dos preconceitos” é o assunto tratado pelos alunos Jeferson Bruno Martins Mendrot e Caio Alves Cursino dos Santos, do primeiro semestre de Direito, orientados pela Profa. Me. Nilde Ferreira Balcão. A fragmentação do tema “liberdade”, já que este possui uma abordagem ampla, foi baseada em declarações contrárias a vinda de médicas cubanas para o Brasil pelo programa “Mais Médicos” do Governo Federal feitas por uma jornalista nas redes sociais.

“Ela se expressou, é a liberdade de opinião que a nossa Constituição garante, mas ela foi racista. Então a lei contra o racismo cerceia a liberdade de expressão?”, indaga Jeferson Mendrot. “Em um primeiro momento, se você olha para as duas leis, primeiro a Constituição e depois a lei sobre preconceito, você acha que há um dissenso entre elas”, afirma Caio Cursino.

Bárbara Campos Capeleti da Costa e Camila Zamith de Castro estão no segundo semestre do curso e desde o início de 2013, sob a orientação do Prof. Remulo Marciano de Souza, realizam pesquisas com o tema “Aborto no Brasil, direitos de não prosseguir com a gravidez: violência sexual, risco de vida e anencefalia”. De acordo com Camila Zamith, a intenção é explicar juridicamente este tema polêmico. “Vamos argumentar mostrando o que é certo e o que é errado sobre aborto”, afirma a estudante.

Com ações conjuntas ao XVIII Encontro de Iniciação Científica, à XIV Mostra Internacional de Pós-graduação, ao VIII Seminário de Extensão, ao V Seminário de Docência Universitária, ao III Seminário de Administração e ao I Encontro de Iniciação Científica Jr., o II CICTED é voltado para o público universitário e visa integrar os diversos cursos de Ensino Superior de todo o país e do exterior.

Fonte: Unitau
Tags: