Estudantes do UNIFESO atuam

no “Grande Acidente”

09/02/2012 - 14:11h

No dia 8 de fevereiro o pátio do Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) mais uma vez foi palco da encenação do Grande Acidente, uma simulação com fins pedagógicos para recepcionar os novos estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS). “O que parece uma brincadeira na realidade é uma simulação que realizamos desde 2005 para mostrar aos novos estudantes como agir em um cenário com diversos feridos, representados pelos veteranos”, contou a professora Cristina Marcolan, coordenadora do Laboratório de Habilidades (LH) do UNIFESO. “Os estudantes que estão chegando ficam muito nervosos, tomam algumas atitudes certas e outras erradas, que servirão para eles aprenderem depois”, completou a professora Cristina, ressaltando que nas aulas do LH os estudantes não só aprendem os cuidados que devem tomar, mas também como se relacionar com as pessoas. No próximo mês os participantes irão se reunir para assistir o vídeo gravado durante o Grande Acidente e discutir as ações e soluções. Troca de experiências Entre as vítimas do simulado, havia uma esfaqueada representada pela estudante Aline, do curso de Medicina. “De início ninguém quis mexer na faca, os estudantes ficaram um pouco assustados, ninguém queria pegar nos ferimentos, mas depois foram tomando as primeiras providências e me transportaram na maca”, relatou a voluntária. O calouro em Medicina Ariel Bahia foi um dos estudantes que ‘prestaram socorro’ à Aline. “Acho que a experiência foi bem proveitosa e eu gosto bastante deste tipo de aprendizado, longe das salas de aula. Acho que aprendo mais na prática e pegando nos livros por minha iniciativa”, avaliou o estudante.

Fonte: Unifeso
Tags: