Estudantes e professores discutem

ideias empreendedoras em Workshop no UNIFESO

03/09/2012 - 16:57h

Estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram do Workshop de Empreendedorismo do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), que aconteceu no sábado, dia 1º de setembro, no Campus Sede. O evento tratou do projeto “Pesquisa Ação: Inovação e Sustentabilidade das Iniciativas Discentes”, apoiado pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE), mecanismo institucional de apoio e de fomento à pesquisa e à extensão.

No workshop, os participantes trabalharam com a identificação e a análise participativa dos projetos idealizados pelos estudantes, com vistas à qualificação das ideias e à promoção de sinergias em torno de seu desenvolvimento. “Queremos consolidar o empreendedorismo no UNIFESO, estimulando novas ideias e buscando parcerias externas e também com os outros centros da Instituição”, ressaltou a professora Vivian Telles, coordenadora das Engenharias, explicando que durante o encontro aconteceu a apresentação dos participantes, uma explicação do conceito de empreendedorismo, a identificação e a análise de ideias em subgrupos, socialização dos resultados e debate, e os encaminhamentos para projetos futuros.

Projeto Pesquisa Ação

Vinculado à linha de pesquisa Empreendedorismo Inovador do Centro de Ciências e Tecnologia do UNIFESO, o projeto “Pesquisa Ação: Inovação e Sustentabilidade das Iniciativas Discentes” tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais em ciência e tecnologia voltados ao desenvolvimento de ações, atitudes e competências empreendedoras sustentáveis oferecendo instrumentos de identificação e análise de ideias, oportunidades e campos de ação empreendedora e estimulando sinergias na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras dos futuros profissionais.

A professora de empreendedorismo Maria Madalena Colette, coordenadora do projeto, explicou que a pesquisa acontece em quatro etapas principais: fase exploratória, fase principal, fase de ação e fase de avaliação. “A primeira etapa foi quantitativa, na qual realizamos uma pesquisa preliminar junto aos estudantes dos quatro cursos do CCT, para divulgação do projeto e identificação da demanda. Foi aplicado um questionário para conhecer os estudantes, com características como idade, sexo, e área de atuação”, explicou a professora. Dentre a significativa mostra de 186 questionários respondidos, mais de 50% dos estudantes afirmaram ter uma ideia empreendedora que gostariam de implementar. “Esses estudantes querem ser empreendedores, mas justificaram, no questionário, que precisam de apoio. Então vem a fase qualitativa, onde vemos quem são esses estudantes, quais são as ideias e como serão aplicadas. Estamos gerando um campo de sinergia, apoiando, mas para que isso aconteça os estudantes têm que agir”, explicou Maria Madalena, lembrando que “o estímulo é pela prática”.

A estudante de Engenharia de Produção Carolina Reis aprovou a realização do workshop. “Com essas atividades posso aprofundar meus conhecimentos em empreendedorismo, para que tal aprendizado melhore minhas capacidades futuras”.

Workshop Unifeso

Fonte: Unifeso