Ser Universitario
 
 

Expansão do mercado de TI

e demanda por qualificação garantem salários superiores

07/06/2013 - 10:05h

expansao_do_mercado_blog











Em estudo divulgado recentemente pelo IBGE, alguns dados mostraram que profissionais com nível superior no Brasil recebem, em média, salários 219% maiores que os menos qualificados.

De uma média salarial de R$ 1295 para quem não possui um curso de graduação no currículo, os números saltam para aproximadamente R$ 4135 entre profissionais formados.

Essa diferença se dá sobretudo pela escassez de mão de obra academicamente qualificada no país. Mais de 80% da população economicamente ativa no Brasil não tem nível superior, o que acaba por valorizar imensamente o profissional graduado, garantindo-lhe cargos mais altos e salários superiores.

Entre 2008 e 2011 foram gerados mais de 6 milhões de empregos, e o salário do brasileiro de um modo geral aumentou, como reflexo do bom momento econômico do país.

O cenário é positivo, mas ainda enfrentarmos grandes desigualdades de remuneração entre homens e mulheres e entre os diversos setores da economia.

Há setores com excesso de profissionais aptos, onde acaba pagando-se menos, e setores onde a mão de obra já encontra-se escassa e tende a piorar, como o de TI.

Segundo o IDC, já existe um déficit de mais de 39 mil profissionais no país, e esse número deve chegar a 117 mil vagas em 2015, aproximadamente.

Não só no Brasil mas em toda a América Latina, a rápida expansão da tecnologia não acompanhou a formação de profissionais, gerando um déficit de 27% na relação de oferta x demanda por profissionais da área.

O mercado segue em crescimento apesar de tudo, e novas vagas na área não param de surgir. Para o profissional que souber aproveitar as oportunidades, o futuro é promissor. Pouca competitividade e a grande oferta de emprego na área garantirão ao profissional, sobretudo o qualificado com nível superior, a possibilidade de uma carreira estabilizada e rentável.

Sendo assim, o peso da graduação no currículo permanece sendo de suma importância e fator determinante para o sucesso profissional. Para mais informações sobre oportunidades de garantir o futuro no setor, consulte os cursos de graduação da Impacta em www.impacta.edu.br


Fonte: Impacta
Tags: