Grupo do UNIFESO participa do

IX Congresso Mineiro de História da Medicina

20/06/2012 - 13:19h

O Grupo de História da Medicina (GHM) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participou do IX Congresso Mineiro de História da Medicina, que aconteceu em Juiz de Fora (MG), nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho. O evento teve como objetivos promover diálogos entre as mais diversas atividades e especialidades da Medicina, além de comemorar o aniversário de sessenta anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Além do orientador e coordenador do grupo, professor Daniel Pinheiro Hernandez, estiveram presentes no Congresso os estudantes de Medicina do UNIFESO Álvaro Eduardo Andrade Batista, Caio Sulino Matias e Lucas de Macedo e Souza. “A participação dos estudantes foi totalmente custeada pelos próprios, demonstrando real interesse pelo evento e pela História da Medicina”, ressaltou o professor.

Na oportunidade, o professor Daniel Hernandez participou com tema livre (apresentação oral), com o trabalho “Considerações sobre o simbolismo aplicado na propaganda de medicamentos relativos à sexualidade, no período de 1900 a 1955”. Já o estudante Álvaro Eduardo apresentou o pôster sobre “Evolução no tratamento de feridas por armas de fogo”. “O nosso grupo foi muito bem visto pelos participantes do evento, o que representa, em última análise, projeção para o curso de Medicina e para a Instituição”, afirmou o professor.

Sobre o Grupo de Medicina

Mais de 25 estudantes participam das reuniões, escolhendo uma das áreas temáticas sugeridas pelo coordenador. “Embora seja um grupo de história da Medicina, está aberto para qualquer estudante ou professor da Instituição participar”, lembrou. Os encontros acontecem às quintas, das 18h às 19h30, no Laboratório de Histologia, no Campus Sede.

Sobre o coordenador

O professor Daniel Hernandez é graduado em Medicina pelo UNIFESO e mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência em áreas como Saúde Pública, Educação em Saúde, Ensino Superior e Gestão. É membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES), da Academia Caçapavense de Letras (ACL), da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), e da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM), entre outras.

Professor Web Medicina

Fonte: Unifeso