Heródoto Barbeiro participa da Semana de Comunicação

e compara internet com a prensa de Gutenberg

19/04/2012 - 10:50h

É impossível não pensar a internet como um meio que revolucionou a comunicação. E esse foi uma das discussões recorrentes na VIII Semana de Comunicação, principalmente na palestra da quarta-feira, 11 de abril. O jornalista, radialista e historiador Heródoto Barbeiro foi convidado para apresentar a palestra: Para onde caminha a Televisão Brasileira. Na palestra, Heródoto explicou como a internet transformou, não só a TV, mas os outros veículos de comunicação. “Para mim, a comunicação teve duas quebras de paradigmas. A primeira aconteceu no século 15 com invenção da prensa de Gutenberg e agora, com o advento da internet, temos a segunda quebra de paradigma,” afirmou o jornalista. Heródoto explicou que, assim como aconteceu com a prensa, a internet também possibilita grandes mudanças. “Antigamente existiam quatro a cinco veículos de comunicação de massa e milhões de receptores. Com advento da internet, colocaram na mão do cidadão o recurso da interatividade. Assim ele deixa de ser um passivo consumidor de notícia e se torna também um emissor.” Explica que, na nossa época, os comunicadores têm a grande oportunidade de transformar um pequeno veiculo em uma plataforma global. “Cada um de nós pode ter um veiculo de comunicação de alcance global a disposição com a internet” Segundo ele, quanto mais abrir espaço para pessoas de opiniões diferentes, melhor é para sociedade. Assim cada pessoa decide o que vai ler, ver ou ouvir. “A gente tem que tentar ganhar o cidadão pela credibilidade, descontração, bom humor, mas sem deixar de lado a seriedade da notícia.”

Fonte: São Judas
Tags: