I Encontro de Filosofia e Gênero

Problemas sociais e o preconceito que vivenciamos em uma sociedade moderna

22/05/2013 - 12:35h

O incentivo aos estudos é sempre importante, e manter a cabeça funcionando para aprender e viver melhor também. O I Encontro de Filosofia e Gênero da Universidade São Judas Tadeu contou com a presença de convidados que discutiram sobre problemas sociais e o preconceito que vivenciamos em uma sociedade moderna.

O feminismo, sexismo e transexualidade foram os principais temas dos debates, que ocorreram de 15 a 17 de maio. Pensando em como amadurecer a cultura atual, que ainda tem muitos preconceitos, o centro das discussões foi o “gênero”.

O Prof. Dr. Newton Pereira é docente no curso de Filosofia da USJT e, participando do Encontro, decidiu falar sobre o desejo e os desejos na Grécia Antiga, comentando sobre o papel da mulher na época e as transformações que ocorreram culturalmente até os dias de hoje, deixando a plateia participar com perguntas e comentários.

Juntamente à ele, a mestranda da UNIFESP, Djamila Ribeiro, fez uma apresentação sobre a filósofa e escritora Simone de Beauvoir e o sexismo biológico, também abrindo o debate para perguntas e comentários, depois de discorrer sobre o tema.

Os outros dias receberam alunos e ex-alunos da USJT que falaram sobre maternidade, o feminismo, a mulher a mídia e a travestilidade, sempre visando o respeito e o amadurecimento social, quebrando visões mal formadas sobre a índole e os direitos desses indivíduos.

O Encontro ocorreu na Unidade Mooca, no período noturno, no Auditório da Reitoria.

Fonte: São Judas
Tags: