I Simpósio Fluminense de Educação

para as Profissões da Área da Saúde

18/06/2012 - 12:10h

A fim de promover e articular as discussões e ações capazes de contribuir para a melhor formação dos profissionais da saúde, tanto da rede pública quanto privada, aconteceu de 4 a 7 de junho o I Simpósio Fluminense de Educação para as Profissões da Área da Saúde (SIMFEPAS), no Rio de Janeiro. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi um dos parceiros do evento, e professores da Instituição participaram em diversas atividades.

“A iniciativa proposta pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e prontamente abraçada pelo UNIFESO foi muito importante para aproximar as escolas que formam profissionais de saúde no nosso Estado. A qualidade da programação foi excelente, com espaços para discussões aprofundadas sobre temáticas essenciais para quem está envolvido no movimento da construção de currículos na área da saúde”, apontou a professora Verônica Albuquerque, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que participou como palestrante e, junto à professora Suzelaine Tanji, coordenadora do curso de Enfermagem, coordenou a oficina das “Metodologias Ativas no Currículo Integrado”.

Segundo ela, a oficina abordou a questão "Adotar metodologias ativas garante por si só a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das competências desejadas ao profissional de saúde no mundo contemporâneo?". “A atividade proporcionou uma discussão de importantes referenciais da educação na formação em saúde a partir das vivências dos currículos do UNIFESO e de outras instituições”, concluiu.

A professora Verônica fez parte ainda da Comissão Científico-Educativa, que auxiliou na concepção das temáticas e abordagens da programação científica. Também participaram do evento os professores do UNIFESO Antônio Vasconcellos, do curso de Enfermagem; Andréa Graniço, coordenadora do curso de Fisioterapia; e Monique Sandin, coordenadora do curso de Odontologia.

Simpósio Fluminense de Educação Unifeso

Fonte: Unifeso