Inovação no ensino é tema dos seminários em Toronto e Harvard.

O curso de Pós-graduação em Gestão Universitária do UNISAL realiza anualmente seminários em universidades de outros países

03/12/2012 - 16:09h

Alunos do curso e gestores de diferentes instituições já participaram de seminários no México, nos Estados Unidos, na França, Inglaterra e China, entre outros países.

Neste ano, de 9 a 18 de novembro, os seminários foram realizados nas Universidades de Toronto, no Canadá, e Harvard, nos EUA, e envolveram 19 participantes, representantes de 10 instituições de ensino superior brasileiras.

O objetivo foi conhecer o sistema de ensino, as metodologias e as políticas de gestão das duas universidades que estão entre as melhores do mundo.

O diretor operacional do UNISAL Lorena, Fábio Reis, organizador dos seminários, destacou o intenso aprendizado do grupo. “Em termos de aplicação no cotidiano das nossas instituições, foi excelente”, afirmou.

Ele relatou que o Canadá tem um sistema de educação descentralizado. “Cada estado define sua legislação, e essa descentralização permite mais autonomia das universidades para a inovação acadêmica”.

Chamou a atenção do diretor do UNISAL a preocupação da Universidade de Toronto, que é pública, em entender o aluno, o que pensa da instituição e o que projeta para a sua vida. Para isso, a instituição aplica questionários e acompanha a trajetória do estudante até 10 anos após a conclusão do curso.

A inovação em metodologias de ensino também é prioridade naquela universidade. Há um centro ligado diretamente ao reitor, que estimula o debate entre os alunos e provoca inovação no ensino.

Esse é o grande desafio das universidades em função das novas tecnologias, observa Fábio Reis. O UNISAL busca maneiras de enfrentar esse desafio e por isso a Unidade de Lorena criou um laboratório de Metodologias Inovadoras para a Ensinagem, no NAP – Núcleo de Assessoria Pedagógica.

Já o seminário na Universidade Harvard, nos EUA, apresentou várias metodologias inovadoras, uma delas o Peer Instruction, que já está sendo utilizado com alunos de Lorena, “o que mostra que o UNISAL está no caminho certo”, concluiu o diretor.

Em 2013, o seminário internacional do curso de Gestão Universitária do UNISAL poderá ser realizado na Alemanha, em função dos avanços que as universidades daquele país estão apresentando nas parcerias com empresas.

Fonte: Unisal
Tags: